INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: emergências no contexto da pandemia
DOI :
https://doi.org/10.18764/2236-4358v12n35.2022.21Mots-clés :
Covid-19;, modernidade, colonialidade, interculturalidade, internacionalização em casaRésumé
O artigo é um dos resultados de uma pesquisa mais ampla na área da internacionalização da Educação Superior (ES) com foco na modalidade em casa (IeC). Nesta etapa da pesquisa, surge a necessidade de compreender emergências da internacionalização no contexto da pandemia. O objetivo é construir uma revisão sistemática de emergências de internacionalização da ES no contexto da pandemia a partir de documentos de organismos e journals com força política no cenário mundial. A partir de metodologia qualitativa-exploratória e de critérios definidos de inclusão e exclusão, 19 documentos foram analisados. Duas emergências foram destacadas como mais significativas: oportunidades e crise. A ideia de oportunidades envolvem necessariamente o padrão hegemônico e seus privilégios epistêmicos de produção de conhecimento. E a ideia de crise remete principalmente à problema políticos, institucionais e de financiamento que, neste período, se aprofundam.
Téléchargements
Références
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K.. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.
GARCÍA GUADILLA, Carmen. Balance de la década de los ‘90 y reflexiones sobre las nuevas fuerzas de cambio en la educación superior. In: MOLLIS, Marcela (compiladora). Las universidades en América Latina: ¿reformadas o alteradas? La cosmética del poder financiero. Buenos Aires: CLACSO, enero de 2003.
CASTRO-GOMÉZ, S.. Decolonizar la universidad: la hybris del punto cero y el diálogo de saberes. 2007. Disponível em: <https://www.ram-wan.net/restrepo/decolonial/14-castro-descolonizar%20la%20universidad.pdf>. Acesso em: 08 out. 2021.
DECLARAÇÃO DE INCHEON e MARCO DE AÇÃO. Para a implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4. Incheon, 2015.
DE WIT, H. de. Globalisation and Internationalisation of Higher Education. Revista de Universidad y Sociedad del Conocimiento (RUSC). vol. 8, no 2, pp. 241-248. UoC.; 2011.
UNESCO - Coalizão Global de Educação <https://pt.unesco.org/covid19/educationresponse/globalcoalition >. Acesso em 10 out. 2021.
KNIGHT, J.. Internationalization remodeled: definition, approaches, and rationales. Journal of Studies in International Education, Thousand Oaks, v.8, n. 5, p. 5-31, 2004. Disponível em: <https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1028315303260832>. Acesso em: 31 ago. 2021.
KNIGHT, J.. Five Truths about Internationalization. International Higher Education. The Boston College Center For International Higher Education. n. 69, Fall 2012. Disponível em: <https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/edicoes/ihe/IHE69original.pdf>. Acesso em: 31 ago. 2021.
LEITE, D.; GENRO, M. E. H.. Quo Vadis? Avaliação e Internacionalização Da Educação Superior Na América Latina. In: LEITE, D., et.al. Políticas de evaluación universitaria en América Latina: perspectivas críticas. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO; Instituto de investigaciones Gino Germani, 2012.
MAZZETTI, A. C.; RUBIN-OLIVEIRA, M.; PEZARICO, G. ; WIELEWICKI, H. D. G.. Relação Centro x Periferia: a universidade em debate. Educação em Revista (online), v. 35, p. 1-31, 2019.
MIGNOLO, W. D. Desafios decoloniais hoje. Epistemologia do Sul. Foz do Iguaçu/PR, v. 1, n. 1, p. 12 -32. 2017.
MOROSINI, M. C. Internacionalização da Educação Superior: um modelo em construção? In: Audy, J. L.N.; Morosini, M. C. (orgs.) Inovação e Empreendedorismo na Universidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006, p-189-210, 2006.
QUIJANO, A.. Colonialidad y modernidad-racionalidad. In: PALERMO, Z.. Aníbal Quijano: textos de fundación. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Del Signo, 2015.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Húmus 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.