A rede básica para o metrô de São Paulo e a priorização do automóvel

Autores

  • Cláudio Robert Pierini Universidade de São Paulo - USP

Resumo

De que adiantam planos e projetos para determinadas políticas públicas se as decisões do Executivo nem sempre os consideram? Este trabalho busca demonstrar que os planos e os projetos para o setor de transporte têm sofrido com a priorização dos modais individuais. Desde as políticas de incentivos às indústrias automobilísticas até isenções fiscais. A existência de planos e projetos para o metrô de São Paulo e seu conseqüente abandono por longos períodos apontam para a supremacia do automóvel sobre o coletivo, principalmente no período de 1968 até 1983. Todo o planejamento, inclusive nos períodos de supremacia dos planos e projetos para o território urbano, cai por terra se estes instrumentos não vão ao encontro dos interesses político-econômicos do momento.

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Biografia do Autor

Cláudio Robert Pierini, Universidade de São Paulo - USP

Mestrando em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP de São Carlos; Bacharel em Administração Pública pela UNESP de Araraquara

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Publicado

2013-05-01

Como Citar

Pierini, C. R. (2013). A rede básica para o metrô de São Paulo e a priorização do automóvel. Revista Húmus, 3(8). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1683