O juiz das garantias como ferramenta para assegurar a imparcialidade no processo penal

Autores

  • Paulo Silas Taporosky Filho UNINTER UnC
  • Diéssica Bueno Universidade do Contestado (UnC)

Resumo

O presente artigo traz à discussão a figura do juiz das garantias no atual cenário do Processo Penal Brasileiro. Estabelecendo um recorte despretensioso, a principal questão principiológica que permeia o objeto de analise deste estudo, a saber, a imparcialidade do magistrado, a condução da abordagem se dá de maneira concatenada a fim de compreender a importância de se zelar pela não contaminação do juiz com elementos pré-processuais. Para tanto, demonstra-se inicialmente as razões das duas fases distintas que compõem o Processo Penal Brasileiro, salientando a sua estrutura acusatória, o que justifica a necessidade da atuação jurisdicional na fase investigatória. A partir disso, o princípio da imparcialidade é evidenciado como basilar de um Processo Penal que se pretenda democrático. Disso, discorre-se sobre a impossibilidade de uma decisão judicial puramente objetiva, uma vez que a subjetividade sempre opera na figura do julgador. Uma das possibilidades de resolução desse impasse nasce com a figura do juiz das garantias, instituto que surgiu com o advento da Lei 13.964/19, que se encontra suspenso por determinação do Supremo Tribunal Federal, problemática essa que se aponta como ranço autoritário que insiste em permanecer no pensamento jurídico brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Silas Taporosky Filho, UNINTER UnC

Professor no Centro Universitário Internacional (UNINTER) e na Universidade do Contestado (UnC); Mestre em Direito (UNINTER); especialista em ciências penais; especialista em processo penal; especialista em filosofia; pós-graduando (lato sens) em teoria psicanalítica; advogado.
 

Diéssica Bueno, Universidade do Contestado (UnC)

Graduanda em Direito pela Universidade do Contestado (UnC)

Referências

AMBROSIO, Graziella. Psicologia do juiz. Revista de Direito Econômico e Socioambiental. Curitiba, v.3, n.2, p. 491-503. jul./dez. 2012.

BADARÓ, Gustavo Henrique Righi Ivahy. Processo Penal. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

BRASIL, Lei nº 13.964, de 24 de dezembro de 2019. Aperfeiçoa a legislação penal e processual penal. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/lei/L13964.htm> Acesso em 20 de Abril de 2020

CACCIATORI, Paulo César Figueiroa. A dimensão constitucional da prisão em flagrante. Dissertação (Dissertação em Direito) – Centro Universitário UniToledo. Araçatuba, p.193. 2007.

COUTINHO, Jacinto Nelson de Miranda. Temas de Direito Penal & Processo Penal (por prefácios selecionados). Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010.

COUTINHO, Jacinto Nelson de Miranda. Observações Sobre os Sistemas Processuais Penais. Curitiba: Observatório da Mentalidade Inquisitória, 2018.

FERRAREZE FILHO, Paulo. Manual Politicamente Incorreto do Direito no Brasil. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2016

LOPES JR, Aury. Direito Processual Penal. 13ª. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

LIMA, Renato Brasileiro de. Manual de Processo Penal. 7ª ed. Salvador: JusPodivm. 2019.

MAYA, André Machado. Juiz de Garantias: fundamentos, origem e análise da lei 13.694/19. 1ª ed. São Paulo: Tirant le Blanch. 2020.

MORAES, Maurício Zanoide de. Quem tem medo do juiz das garantias? Boletim IBCCRIM, São Paulo, edição especial, p. 21-23, ago. 2010.

OLIVEIRA, Daniel Kessler de. A atuação do julgador no processo penal constitucional: O juiz das garantias como um redutor de danos da fase de investigação preliminar. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2016.

PRADO, Geraldo. Crônica da Reforma do Código de Processo Penal Brasileiro que se Inscreve na Disputa Política pelo Sentido e Função da Justiça Criminal. In: COUTINHO, Jacinto Nelson de Miranda; CARVALHO, Luis Gustavo Grandinetti Castanho de (Orgs.). O Novo Processo Penal à Luz da Constituição. Vol. 2. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011.

ROSA, Alexandre Morais da. Guia do Processo Penal Conforme a Teoria dos Jogos. 4ª Ed. Florianópolis: Empório do Direito, 2017

TAPOROSKY FILHO, Paulo Silas; ARNOLD, Amanda Emily. Alguns apontamentos sobre os sistemas processuais penais. Revista Húmus. v. 9, n. 27, p. 351-375, 2019.

Downloads

Publicado

2020-08-22

Como Citar

Taporosky Filho, P. S., & Bueno, D. (2020). O juiz das garantias como ferramenta para assegurar a imparcialidade no processo penal. Revista Húmus, 10(29). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/14842

Edição

Seção

Perspectivas do Direito, Educação e Literatura