Memória e história na crônica “Tatuapé, o caminho do tatu”, de Daniel Mundukuru

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Resumo

O presente trabalho faz uma análise da crônica “Tatuapé, o caminho do tatu”, publicada no livro “Crônicas de São Paulo: um olhar indígena” (2004), do escritor indígena Daniel Mundukuru. Lançamos mão de alguns conceitos de memória formulados por importantes teóricos da temática e apresentamos a relevância da crônica para a educação nos dias atuais. A partir daí propomos contribuições da Estética da Recepção para a abordagem do texto de Mundukuru em sala de aula, acreditando que o método recepcional apresenta-se como um relevante subsídio para a formação do leitor crítico. Além disso, o estudo de tal texto no ensino fundamental torna-se um incentivo às crianças e aos adolescentes a respeitarem a cultura indígena, fugindo da imagem estereotipada do indígena na literatura escrita pelos brancos.

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Biografia do Autor

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor em Humanidades, mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Universiteit Leiden (Países Baixos). Pós-graduado (lato sensu) em Educação Infantil pelo Centro Universitário Barão de Mauá - SP. Licenciado pleno em Educação Artística pela UERJ e com complementação pedagógica em Pedagogia. Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire) e da Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL). Pesquisador no grupo de pesquisa Grupo de Estudos do Sentido - Tocantins – GESTO e no Grupo de Estudos e Pesquisa em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais, ambos da Universidade Federal do Tocantins – UFT.

Antonia Aparecida Pereira Borges, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (2015), especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e estrangeira pelo Centro Universitário Internacional/ UNINTER (2016), Mestranda em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins, Campus Araguaína-TO. Atualmente é professora substituta do Departamento de Letras da Universidade Estadual do Maranhão- UEMA, Campus Balsas-MA. Realizou pesquisa vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica-PIBIC/FAPEMA no período de 2013 a 2015 na área do Ensino de Literatura. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino de Literatura e Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Inglesa.

Valéria da Silva Medeiros, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora adjunta da Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente pesquisadora da Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL). Pesquisadora da Cátedra UNESCO de Leitura.

Referências

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Publicado

2020-11-25

Como Citar

Rodrigues, W., Borges, A. A. P., & Medeiros, V. da S. (2020). Memória e história na crônica “Tatuapé, o caminho do tatu”, de Daniel Mundukuru. Revista Húmus, 10(30). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/14397

Edição

Seção

Perspectivas do Direito, Educação e Literatura