A Imagem ao Redor

Autores

  • Bruno Barros Ferreira Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Resumo

O texto procura tatear o universo simbólico inaugurado pela relação estabelecida entre o espectador e as imagens que permeiam o mundo ao redor. Com o escopo de pensar uma nova política da estética e uma nova estética da política, na esteira do trabalho do teórico de Jacques Rancière, tematiza-se a questão do dispositivo da imagem – formas de enunciação do real e a definição do dito, da forma do dito e a própria possibilidade do dizer, em um contexto de imbricação entre política e estética –, elegendo três fios temáticos (o autoritarismo, o horror e o capitalismo) para guiar a reflexão. Valendo-se de um estilo hermenêutico, o texto explora algumas produções cinematográficas que, em maior ou menor medida, souberam reinventar os dispositivos de visibilidade e de produção de sentido, articulando os temas de maneira a viabilizar novos caminhos para o imaginável, o dizível e o possível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

A imagem que falta. Direção de Rilty Panh. Camboja/França: Catherine Dussart Productions, 2014 (92 minutos).

ADORNO, Theodor W; HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento. Rio de janeiro: Zahar, 1985.

BOURDIEU, Pierre. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004.

CABRA marcado para morrer. Direção de Eduardo Coutinho. CPC – Centro de Cultura Popular da UNE; MPC – Movimento de Cultura Popular de Pernambuco. Rio de Janeiro, 1964-84 (119 minutos).

COELHO, Inocêncio Mártires. Da hermenêutica filosófica à hermenêutica jurídica. São Paulo: Saraiva Educação S.A., 2017.

COSTA, Alexandre Araújo. Direito e Método: diálogos entre a hermenêutica filosófica e a hermenêutica jurídica. Tese de Doutoramento em Direito – Universidade de Brasília, 2008.

DELEUZE, Gilles. Cinema 1 – A imagem-movimento. São Paulo: Editora 34, 2018.

ELES vivem. Direção de John Carpenter. Estados Unidos: Alive Films/ Larry Franco Productions, 1989 (94 minutos).

FERRY, Luc; CAPELIER, Claude. A mais bela história da filosofia. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2018.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método. Petrópolis: Vozes, 1997.

JORGE, Marco Antonio Coutinho. Fundamentos da psicanálise: de Freud a Lacan. Rio de Janeiro: Zahar, 2000. Edição Kindle.

LE BRETON, David. A antropologia do corpo. Petrópolis: Vozes, 2013.

LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.

O som ao redor. Direção de Kleber Mendonça Filho. Recife: CinemaScópio, 2012 (132 minutos).

RAMOS, Alcides Freire. A historicidade de Cabra marcado para morrer (1964-84, Eduardo Coutinho). Disponível em : <https://journals.openedition.org/nuevomundo/1520#quotation>. Acesso em: 04 maio 2020.

RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

____ O destino das imagens. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

SNOW, Mathew. Against Charity. Jacobin Magazine. Disponível em: <https://www.jacobinmag.com/2015/08/peter-singer-charity-effective-altruism/>. Acesso em 25 abr. 2020.

TIROS em Columbine. Direção de Michael Moore. Estados Unidos: Alliance Atlantis Communication / Dog Eat Dog Films / Salter Street Films International / United Broadcasting Inc. / VIF Babelsberger Filmproduktion GmbH & Co. Zweite KG, 2002. 1 DVD (120 minutos).

PARASITA. Direção de Boon Joon-Ho. Coreia do Sul: Baruson E&A/ CJ E&M Film Financing & Investment Entertainment & Comics/ CJ Entertainment/ TMS Comics/ TMS Entertainment, 2019 (132 minutos).

Downloads

Publicado

2020-08-24

Como Citar

Ferreira, B. B. (2020). A Imagem ao Redor. Revista Húmus, 10(29). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/13971