REPENSANDO A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA

Autores

  • Elena Godoy Godoy
  • Marina Xavier Ferreira

Resumo

Os estudos de aquisição de línguas adicionais têm aumentado nos últimos anos, em busca de aprimorar o que um aprendiz de línguas deve saber para dominar uma L2 nos diferentes contextos comunicativos. Um dos temas de discussão nessa área é a competência comunicativa e suas subcompetências, que, com o surgimento de novas ciências da linguagem, foi se aprimorando com o passar dos anos. Neste artigo propomos uma nova visão da competência comunicativa, em que a subcompetência pragmática torna-se a competência primária, primordial no que concerne a aquisição de línguas. Como teorias suporte temos as quatro teorias pragmáticas mais conhecidas: Austin (1962), Grice (1975), Sperber e Wilson (1986) e Brown e Levinson (1987), entre outros. Consideramos que a competência pragmática, portanto, consegue dar conta das demais subcompetências, trazendo uma nova perspectiva de estudo para as pesquisas de aquisição de línguas adicionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elena Godoy Godoy

Professora do Departamento de Letras da UFMA

Downloads

Publicado

2020-11-22

Como Citar

GODOY, Elena Godoy; FERREIRA, Marina Xavier.
REPENSANDO A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 11, n. 20, 22 Nov 2020 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/littera/article/view/15588. Acesso em: 22 nov 2024.