REPENSANDO A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA
Abstract
Os estudos de aquisição de línguas adicionais têm aumentado nos últimos anos, em busca de aprimorar o que um aprendiz de línguas deve saber para dominar uma L2 nos diferentes contextos comunicativos. Um dos temas de discussão nessa área é a competência comunicativa e suas subcompetências, que, com o surgimento de novas ciências da linguagem, foi se aprimorando com o passar dos anos. Neste artigo propomos uma nova visão da competência comunicativa, em que a subcompetência pragmática torna-se a competência primária, primordial no que concerne a aquisição de línguas. Como teorias suporte temos as quatro teorias pragmáticas mais conhecidas: Austin (1962), Grice (1975), Sperber e Wilson (1986) e Brown e Levinson (1987), entre outros. Consideramos que a competência pragmática, portanto, consegue dar conta das demais subcompetências, trazendo uma nova perspectiva de estudo para as pesquisas de aquisição de línguas adicionais.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos autorais Littera on lineEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.