EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA INFORMAL: do humor televisivo brasileiro às novas formas de significar

Autores/as

  • Everaldo Almeida FAMA

Palabras clave:

Humor televisivo. Linguagem. Significação.

Resumen

Análise do discurso humorístico televisivo brasileiro, implicâncias e relações linguístico-histórico-culturais dos falantes em decorrência da concepção sociológica da linguagem a partir dos bordões veiculados pela programação de entretenimento. Estudo cultural e semiótico do humor na televisão capaz de influenciar a configuração da Língua Portuguesa a partir da ressemantização da linguagem tendo os bordões como instrumento de uso.  Relação dialógica entre a linguagem humorística e o sujeito na (re)construção dos sentidos linguísticos a partir da interação verbal, por meio da qual surgem novas formas de dizer e de significar, fazendo com que o resultado seja mais que uma palavra. Pesquisa qualitativa não intervencionista baseada em dois eixos intitulados Seleção, escolha dos bordões, e Análise de Conteúdo, categorias simbólicas dos bordões e suas relações com a sociedade, cultura e a linguagem. Os signos culturais são dotados de sentidos, tornando-se parte da unidade da consciência verbal e coletivamente constituída, sendo a linguagem a representante dos aspectos transformacionais da sociedade. Propõe uma nova abordagem acerca do entendimento dos estudos da linguagem e suas metodologias de ensino em contextos pós-modernos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2014-08-02

Cómo citar

ALMEIDA, Everaldo.
EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA INFORMAL: do humor televisivo brasileiro às novas formas de significar
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 5, n. 8, 2 ago. 2014 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/littera/article/view/2668. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos