A INFLUÊNCIA DO ESTILO PARENTAL PERMISSIVO-INDULGENTE NA CONSTRUÇÃO DO PERSONAGEM BRÁS CUBAS

Autores/as

  • Daniella Furtado Moraes
  • Natália Leitão Barros da Silva
  • Maria Aracy Bonfim

DOI:

https://doi.org/10.18764/2177-8868v14n27.2023.4

Palabras clave:

Brás Cubas, Construção do Personagem, Estilo Parental, Estilo Permissivo

Resumen

Este artigo tem como objetivo estudar a influência do estilo parental, mais necessariamente o estilo permissivo pautado nas teóricas Albuquerque (2016), Baumrind (1966) e Weber (2009), no comportamento de Brás Cubas, no livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, escrito por Machado de Assis. Antes de adentrar na análise da influência que os pais tiveram na vida de Brás Cubas, este artigo vai analisar como é feita a construção de um personagem seguindo como embasamento teórico Antonio Candido (1976) e Elvis Couto (2019), a análise da criação do personagem explica as distinções dos diferentes modos de agir de um indivíduo e de um personagem de ficção, que possui toda sua complexidade delimitada pelo autor. Para fazer o presente estudo sobre esse artigo, foram feitas diversas pesquisas bibliográficas mediante os diversos tipos de gênero e estilos parentais, bem como as influências que esses pais possuem no desenvolvimento do sujeito, e também foi necessário estudar profundamente o que seria um personagem de Ficção, principalmente indo para a perspectiva apresentada por Antônio Candido sobre o que seria um personagem de romance e como é feita a construção desse personagem de romance, que no caso deste artigo analisa-se todo o processo de formação e influência de Brás Cubas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniella Furtado Moraes

Graduanda de Letras na Universidade Federal do Maranhão. Integrante do GRIFO – Estudos Literários
(UFMA/CNPq).

Natália Leitão Barros da Silva

Graduanda de Letras na Universidade Federal do Maranhão. Integrante do GRIFO – Estudos Literários
(UFMA/CNPq).

Maria Aracy Bonfim

Professora no Departamento de Letras; docente permanente do Programa de pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Maranhão e colaboradora no Mestrado em Letras da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Líder do Grupo de Pesquisa Grifo - Estudos Literários (UFMA/CNPq). Pesquisadora no Grupo de Estudos Osmanianos da Universidade de Brasília. Pós-doutorado em Literatura na Temple University, Filadélfia, Pensilvânia, E.U.A.; Doutorado em Literatura e Práticas Sociais na Universidade de Brasília e Mestrado em Literatura Brasileira na mesma instituição. Membro do comitê da Latin American Studies Association (LASA), Brazil Section.

Citas

ALBUQUERQUE, Sandra Daniela Quental de. Gênero e estilos parentais: Um estudo sobre

a relação entre gênero dos pais e dos filhos e práticas dos estilos parentais. 2016. 41 f.

Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo, Instituto

Superior de Educação e Ciências, 2016. Cap. 1.

ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Moderna, 1999.

BAUMRIND, D. Effects of authoritative control on child behavior. Child Development, 37,

-907, 1966.

CANDIDO, Antônio; ROSENFELD, Anatol; PRADO, Décio de Almeida; GOMES, Paulo

Emilio Salles. A personagem de ficção. São Paulo: PERSPECTIVA, 1976.

CARDOSO, J., & VERÍSSIMO, M. (2013). Estilos Parentais e Relações de Vinculação. Em

Análise Psicológica (pp. 393-406). Lisboa: U.I.P.C.D.E, ISPA - Instituto Universitário

COUTO, Elvis. A Concepção de Personagem de Antonio Candido: Pressupostos e

Implicações, Porto Alegre, out. 2019.

DORNUSCH, S. M., RITTER, P. L., LEIDERMAN, P. H., ROBERTS, D. P., & FRALEIGH,

M. J. The Relation of Parenting Style to Adolescent School Performance. Em Child

Development (pp. 1244-1257). Special Issue on Schools and Development. 1987

OLIVEIRA, Alessandra Ribeiro de; Cris Dayana Hornung; Maurício Wisniewski. As

Implicações dos Estilos Parentais no Desenvolvimento do Sujeito. Ponta Grossa, 2019.

WEBER, Lídia Natalia Dobriansyj. Eduque com carinho. 3. ed. Curitiba: Juruá, 2009.

WEBER, L. N., Selig, G. A., Bernardi, M. G., & Salvador, A. V. (2006). Continuidade dos

estilos parentais através das gerações - transmissão intergeracional de estilos parentais.

Brasil: Universidade Federal do Paraná.

Publicado

2023-09-11 — Actualizado el 2023-09-11

Versiones

Cómo citar

MORAES, Daniella Furtado; SILVA, Natália Leitão Barros da; BONFIM, Maria Aracy.
A INFLUÊNCIA DO ESTILO PARENTAL PERMISSIVO-INDULGENTE NA CONSTRUÇÃO DO PERSONAGEM BRÁS CUBAS
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 14, n. 27, 11 sep. 2023 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/littera/article/view/22208. Acesso em: 24 nov. 2024.