Apresentação

Autores

  • Janice Inês Nodari Universidade Federal do Paraná
  • João Pedro Wizniewsky Amaral
  • Mônica Stefani

Palavras-chave:

Espaço, Literatura, África

Resumo

A África, como continente e como espaço de expressão literária e artística, vem chamando a atenção de inúmeros acadêmicos nos últimos anos, sobretudo pela perspectiva dos estudos pós-coloniais. Esses estudos encontram desdobramentos em produções de outras partes do mundo, como as Américas Central e do Sul, majoritariamente, por conta do legado colonial compartilhado. Nessa perspectiva, Ngũgĩ wa Thiong’o (1987) argumenta que a linguagem nas literaturas africanas não pode ser significativamente discutida desconsiderando as forças sociais que a criaram. Logo, a literatura apresenta-se como o estímulo para ampliar os debates sobre abismos humanitários de diferentes ordens. O desafio para os estudos sobre literaturas africanas, contudo, é evitar cair nas armadilhas de uso, por exemplo, do que o escritor queniano Binyavanga Wainaina (1971-2019) ironicamente destaca como sendo termos estereotipados, tais como “safari” ou “escuridão” em títulos de trabalhos, e ‘Zulu”, “céu”, “grande”, “sombra”, “sol” ou “Nilo” em subtítulos (WAINAINA, 2005).

Com base nesses argumentos iniciais, a proposta do dossiê foi mostrar que a África é muito mais do que esses e outros estereótipos, realçando a riqueza artística, literária e cultural do continente (KANNEH, 1998), nas suas mais diversas formas de expressão. Acreditamos que os textos que compõem este dossiê temático são uma amostra variada dessas múltiplas leituras possíveis principalmente porque entendemos que estabelecem diálogos ricos entre as literaturas africanas e a brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-11-22

Como Citar

NODARI, Janice Inês; WIZNIEWSKY AMARAL, João Pedro; STEFANI, Mônica.
Apresentação
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 12, n. 24, 22 Nov 2021Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.