AUSÊNCIA DE VOZ, PRESENÇA DE POESIA: UM ESTUDO BREVE DA PRODUÇÃO DE MICERE GITHAE MUGO

Autores

  • Janice Inês Nodari Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Poesia, Micere Githae Mugo, Exílio, Casa

Resumo

Este texto apresenta uma leitura possível do poema “Wife of the husband” da poeta queniana Micere Githae Mugo que parte do pressuposto de que o termo “casa” não se apresenta com definição única (HIRCHI, 2010), e positiva, ainda que possa ser lido como um símbolo de esperança no contexto pós-colonial do Quênia. A análise apresentada se beneficia de referencial crítico pertinente para dar conta do termo em oposição à noção de exílio (OLAOLUWA, 2020; GATHOGO, 2021) ao mesmo tempo em que coloca a noção de oratura também em evidência (THIONG’O, 2012). A leitura feita perspectiva a produção de Mugo como exemplo da escrita de mulheres africanas e reforça o entendimento de que as produções dessas mulheres precisam ser mais exploradas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janice Inês Nodari, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Letras - Estudos Literários pela UFPR e Mestre em Letras - Inglês e Literaturas Correspondentes pela UFSC. Graduada em Letras - Português e Inglês pela UFSM. Professora adjunta do curso de Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde também atua como coeditora da Revista Versalete. 

Downloads

Publicado

2021-11-22

Como Citar

NODARI, Janice Inês.
AUSÊNCIA DE VOZ, PRESENÇA DE POESIA: UM ESTUDO BREVE DA PRODUÇÃO DE MICERE GITHAE MUGO
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 12, n. 24, 22 Nov 2021Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.