Sobre la revista
Foco e Escopo
A Kwanissa – Revista de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros é um periódico científico, publicado semestralmente pela Universidade Federal do Maranhão.
Os focos de publicação são: História e Cultura Africana e Afro-Diaspórica; Relações étnico-raciais; Educação das relações étnico-raciais e as leis 10.639/03 e 11.645/08; Legislações referentes às diretrizes de educação das relações étnico raciais e da educação quilombola; Políticas Públicas de promoção da igualdade racial; lém de estudos que envolvam a diáspora africana em sua amplitude, com temas acerca do território, cultura, religião, conflitos, ciências de forma geral abrangendo a diáspora. A revista também tem como foco temas acerca do gênero e suas interseccionalidades; Direito e políticas na diáspora africana.
O continente africano é também referência de publicação na revista, com o interese em textos que abranjam esse território, passando pela multidisciplinaridade. Assim, geografia, ciências naturais e da saúde, ciências sociais, história, arqueologia, dentre outras são de interesse do periódico para a publicação. Sendo assim, também são foco da revista: Cidades e o urbano no continente africano; Exploração de recursos, mobilizações e conflitos em África; A sociedades, línguas e culturas; Religiosidades, dentre outros que tenham o território e as sociedades africanas como referência.
Processo de Avaliação pelos Pares
O Processo de Avaliação por Pares e às cegas é utilizado na KWANISSA, com o intuito de garantir credibilidade na avaliação, evitando problemas de parcialidade. Dessa maneira, os/as autores/as, bem como os/as revisores/as, devem tomar todos os cuidados contidos nas instruções, tanto na submissão pelo/a autor/a, como no envio pelo/a editor/a e na resposta do/a avaliador/a, para que não haja a revelação das respectivas identidades no processo de avaliação. Isto exige que autores/as, editores/as e avaliadores/as (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:
Os/as autores/as devem excluir do corpo do documento a informação da autoria (apenas constando na primeira folha), bem como, excluir qualquer referência ao seu nome, podendo substituir, quando for o caso, por apenas "Autor/a" e o respectivo ano de publicação.
Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Aqruivo > Salvar como. > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança. > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.
Em PDFs, os nomes dos autores também devem ser removidos das Propriedades do Documento, em Arquivo no menu principal do Adobe Acrobat.
Cada artigo apresentado à revista para publicação será avaliado no mínimo por dois/duas conselheiros/as científicos/as. Havendo disparidades nas avaliações, será solicitado um/a terceiro/a avaliador/a para efetuar suas considerações. Com base nas avaliações, o/a conselho/a editorial o aceitará, rejeitará ou ainda, solicitará alterações.
O/a editor/a informará cada um/a dos/as autores/as sobre a situação do texto submetido e, em caso de aceite e atendimento das solicitações feitas pelos/as avaliadores/as e a editoria, dará início ao processo de editoração do trabalho e com vistas à publicá-lo na plataforma. Nesse processo, é imprescindível a participação do (a) autor (a) no atendimento das solicitações.
Política de Isenção de Taxas
A Kwanissa: Revista de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros não cobra taxas para processamento de artigos (APCs - Article processing), nem para sua disponibilização aos autores e demais leitores.