UM OLHAR SOBRE A MULHER NEGRA NO CONTO MARIA, DE CONCEIÇÃO EVARISTO

Autores

  • Elen Karla Sousa da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.
  • Suelen dos Santos Villanova Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Resumo

Este artigo pretende investigar a condição da mulher negra na literatura afro-brasileira. Analisaremos de que maneira a violência de gênero está ambientada no conto “Maria”, de Conceição Evaristo (2015).  Para falar da lacuna do conhecimento sobre a cultura negra, abordaremos a questão de raça, que está ambientada na obra, assim como a subalternização. O argumento central é de que pouco a pouco a literatura afro-brasileira vem ganhando espaço. Como referencial teórico temos: Duarte (2010), Spivak (2010), Schmidt (2000), entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elen Karla Sousa da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Doutoranda em Estudos de Literatura no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Suelen dos Santos Villanova, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.


Mestranda em Teoria da Literatura, na área do Pós-colonialismo e identidade, no Instituto de Letras, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Downloads

Publicado

2021-11-18

Como Citar

Silva, E. K. S. da, & Villanova, S. dos S. (2021). UM OLHAR SOBRE A MULHER NEGRA NO CONTO MARIA, DE CONCEIÇÃO EVARISTO. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 4(11). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/kwanissa/article/view/16511

Edição

Seção

Artigos