Meninas negras em animações infantis

entre protagonismo, branquitude e subalternidade

Autori

  • Maria Luísa Sousa Reis Universidade Federal de Ouro Preto
  • Karina Gomes Barbosa Universidade Federal de Ouro Preto
  • Mariana da Silva Assis Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.18764/2176-5111v17n29.2022.9

Parole chiave:

racismo, audiovisual, protagonistas, meninas negras, infância

Abstract

O objetivo deste trabalho é investigar dez meninas negras protagonistas de animações veiculadas em meios de comunicação do Brasil em 2019. Ancoradas pela leitura de bell hooks (2019) e Gayatri Spivak (2010) sobre feminismos negros e subalternidade e pela perspectiva culturalista Douglas Kellner (2001), analisamos quantitativa e qualitativamente quais representações o audiovisual constrói acerca dessas protagonistas negras e quais afetos e possibilidades são apresentados a elas. Concluímos que há um apagamento da raça nas protagonistas, que ocupam lugares de subalternidade e não refletem a multiplicidade das experiências negras quando são protagonistas únicas.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Maria Luísa Sousa Reis, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduada em Jornalismo pela Ufop. Foi bolsista de iniciação científica do programa CNPq-Af. E-mail: marialuisasr13@gmail.com

 

Karina Gomes Barbosa, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora do curso de Jornalismo e do programa de pós-graduação em Comunicação da Ufop. Doutora em Comunicação Social, mestre e jornalista pela UnB, tem estágio pós-doutoral pela UFMG. E-mail: karina.barbosa@gmail.com

Mariana da Silva Assis, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestranda de Ciências Sociais pela PUC-Rio e jornalista pela Ufop, com intercâmbio na Universidad Finis Terrae, no Chile. Participou de iniciação científica do programa CNPq-Af. E-mail: mariana.assis@aluno.ufop.edu.br

##submission.downloads##

Pubblicato

2022-06-30

Come citare

REIS, Maria Luísa Sousa; BARBOSA, Karina Gomes; ASSIS, Mariana da Silva.
Meninas negras em animações infantis: entre protagonismo, branquitude e subalternidade
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 17, n. 29, p. 179–199, 30 giu. 2022 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/19102. Acesso em: 23 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos