Meninas negras em animações infantis

entre protagonismo, branquitude e subalternidade

Autores/as

  • Maria Luísa Sousa Reis Universidade Federal de Ouro Preto
  • Karina Gomes Barbosa Universidade Federal de Ouro Preto
  • Mariana da Silva Assis Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.18764/2176-5111v17n29.2022.9

Palabras clave:

racismo, audiovisual, protagonistas, meninas negras, infância

Resumen

O objetivo deste trabalho é investigar dez meninas negras protagonistas de animações veiculadas em meios de comunicação do Brasil em 2019. Ancoradas pela leitura de bell hooks (2019) e Gayatri Spivak (2010) sobre feminismos negros e subalternidade e pela perspectiva culturalista Douglas Kellner (2001), analisamos quantitativa e qualitativamente quais representações o audiovisual constrói acerca dessas protagonistas negras e quais afetos e possibilidades são apresentados a elas. Concluímos que há um apagamento da raça nas protagonistas, que ocupam lugares de subalternidade e não refletem a multiplicidade das experiências negras quando são protagonistas únicas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Luísa Sousa Reis, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduada em Jornalismo pela Ufop. Foi bolsista de iniciação científica do programa CNPq-Af. E-mail: marialuisasr13@gmail.com

 

Karina Gomes Barbosa, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora do curso de Jornalismo e do programa de pós-graduação em Comunicação da Ufop. Doutora em Comunicação Social, mestre e jornalista pela UnB, tem estágio pós-doutoral pela UFMG. E-mail: karina.barbosa@gmail.com

Mariana da Silva Assis, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestranda de Ciências Sociais pela PUC-Rio e jornalista pela Ufop, com intercâmbio na Universidad Finis Terrae, no Chile. Participou de iniciação científica do programa CNPq-Af. E-mail: mariana.assis@aluno.ufop.edu.br

Publicado

2022-06-30

Cómo citar

REIS, Maria Luísa Sousa; BARBOSA, Karina Gomes; ASSIS, Mariana da Silva.
Meninas negras em animações infantis: entre protagonismo, branquitude e subalternidade
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 17, n. 29, p. 179–199, 30 jun. 2022 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/19102. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos