A DESIGUALDADE BRASILEIRA REVELADA PELO RESULTADO DE INDICADORES EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n1p31-49Palavras-chave:
Educação, Desigualdades Educacionais, Acesso, Permanência,Resumo
Este artigo se constitui em um diagnóstico da educação brasileira na década (2004-2014), a partir de informações disponíveis em bancos de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, levantadas pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, especificamente a partir da análise de dados da área educacional. Apresenta políticase programas educacionais promovidos durante os períodos de gestão presidencial de Lula (2003-2010) e Dilma (2011-2016). A metodologia se baseou em uma pesquisa em fontes secundárias com tratamento estatístico dos dados, bem como suas análises foram desenvolvidas à luz de referenciais teóricos inspirados no Pensamento Social Contemporâneo. Os principais resultados do estudo apontam para um crescimento no acesso à educação para estudantes declarados como pretos ou pardos, assim como na redução das diferenças no acesso à educação entre famílias menos favorecidas economicamente. Contudo, ainda revelama persistência das desigualdades brasileiras, conservando e reproduzindo processos socialmente excludentes para grande parte da população.
THE BRAZILIAN INEQUALITY REVEALED BY THE RESULT OF EDUCATIONAL INDICATORS
Abstract: This article is a diagnosis of Brazilian education in decade (2004-2014), from information available in databases of the Brazilian Institute of Geography and Statistics, raised by the National survey by sample of households, specifically from the data analysis from educational area. Present educational policies and programs promoted during the periods of presidential management Lula (2003-2010) and Dilma (2011-2016). The methodology was based on a research in secondary sources with data statistical treatment, as well as their analyses were developed in light of theoretical references inspired by contemporary social thought. The main results of the study point to a growth in access to education for students declared as black or brown, as well as reducing differences in access to education among economically disadvantaged families. However, they still reveal the persistence of Brazilian inequalities, preserving and reproducing socially excluding processes for a large part of population.
Keywords: Education. Educational inequalities. Access. Permanence.
LA DESIGUALDADE BRASILEÑA REVELADA POR EL RESULTADO DE INDICADORES EDUCACIONALES
Resumen: Este artículo se constituye en un diagnóstico de la educación brasileña en la década (2004-2014), a partir de informaciones disponibles en bancos de datos del Instituto Brasileño de Geografía y Estadística, levantadas por la Encuesta Nacional por Muestra de Domicilios, específicamente a partir del análisis de datos del área educativa. Presenta políticas y programas educativos promovidos durante los períodos de gestión presidencial de Lula (2003-2010) y Dilma (2011-2016). La metodología se basó en una investigación en fuentes secundarias con tratamiento estadístico de los datos, así como sus análisis fueron desarrolladas a la luz de referenciales teóricos inspirados en el Pensamiento Social Contemporáneo. Los principales resultados del estudio apuntan a para un crecimiento en el acceso a la educación para estudiantes declarados como negros o pardos, así como en la reducción de las diferencias en el acceso a la educación entre familias menos favorecidas económicamente. Sin embargo, todavía revelan la persistencia de las desigualdades brasileñas, conservando y reproduciendo procesos socialmente excluyentes para gran parte de la población.
Palabras-clave: Educación. Desigualdades Educacionales. Acceso. Permanencia.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Cadernos de Pesquisa está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.