RETRATO GEOGRÁFICO E DE GÊNERO DOS CURSOS DE JORNALISMO NO BRASIL: metodologia para análise da produção científica = GEOGRAPHIC AND GENDER PORTRAIT OF JOURNALISM COURSES IN BRAZIL: methodology for the analysis of scientific production

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2526-6160v20n2.2021.22

Palavras-chave:

produção científica, colaboração científica, coautoria pesquisa em jornalismo = Keywords, scientific production, scientific collaboration, co-authorship, journalism research

Resumo

O objetivo deste estudo é apresentar uma proposta metodológica de avaliação dos fenômenos da colaboração científica e da sua coautoria, reconhecendo as
motivações que direcionam os pesquisadores a cooperar em suas atividades de
produção científica. A metodologia é de natureza quanti-qualitativa, exploratória e documental. Como suporte, utilizam-se ferramentas do aparato tecnológico dos softwares: scriptLattes e Excel, com a finalidade de contribuir na coleta e análise dos dados da produção científica. Como objeto de análise aplicada, foi realizado o levantamento do número de pesquisadores/professores efetivos, com o título acadêmico de doutor, em 42 cursos de Jornalismo de universidades federais do Brasil, com o uso do software scriptLattes. Como resultado, a equipe de pesquisa constatou 769 docentes (386 pesquisadoras e 383 pesquisadores), além de 84 pesquisadores (44 pesquisadores e 40 pesquisadoras) de produtividade em pesquisa do CNPq pertencentes a esse universo amostral nas cinco regiões brasileiras.

Abstract

The purpose of this study is to present a methodological proposal for evaluating the phenomena of scientific collaboration and its co-authorship, recognizing the
motivations that direct researchers to cooperate in their scientific production
activities. The methodology is quantitative and qualitative, explotory and documentar. As a support, the tools of the technological apparatus of the following software´s are used: script Lattes and Excel, with the purpose of contributing to the collection and analysis of scientific production data. As an object of applied analysis, a survey of the number of effective researchers / professors, with the academic title of doctor, in 42 journalism courses at federal universities in Brazil, using the script Lattes software. As a result, the research team found 769 professors (386 researchers and 383 researchers); in addition to 84 researchers (44 researchers and 40 researchers) of CNPq research productivity belonging to this sample universe in the five Brazilian regions.

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Biografia do Autor

Paulo Cajazeira, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Professor Associado na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Pós-doutor em Ciências da Comunicação (UBI) - Portugal. Doutor em Comunicação - PUC de São Paulo. Mestre em Comunicação (UTP) - Paraná. Bacharel em Comunicação Social - PUC do Paraná. 

Julia Marques, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI

GRADUADA EM JORNALISMO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI. BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - CNPq. MEMBRO DO CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISA EM JORNALISMO. 

Lucas Galvão, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI

GRADUANDO EM JORNALISMO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI - UFCA.  BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - CNPq. MEMBRO DO CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISA EM JORNALISMO - CEPEJOR.

Wesley Vasconcelos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI

GRADUADO EM JORNALISMO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI - UFCA. BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - FUNCAP. MEMBRO DO CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISA EM JORNALISMO - CEPEJOR.

Manoel Izidório Cabral Neto, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI

GRADUANDO EM JORNALISMO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI - UFCA. BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - FUNCAP. MEMBRO DO CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISA EM JORNALISMO - CEPEJOR.

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

Cajazeira, P., Marques, J., Galvão, L., Vasconcelos, W., & Cabral Neto, M. I. (2021). RETRATO GEOGRÁFICO E DE GÊNERO DOS CURSOS DE JORNALISMO NO BRASIL: metodologia para análise da produção científica = GEOGRAPHIC AND GENDER PORTRAIT OF JOURNALISM COURSES IN BRAZIL: methodology for the analysis of scientific production. Revista Bibliomar, 20(2), 183–210. https://doi.org/10.18764/2526-6160v20n2.2021.22

Edição

Seção

Artigos