BIBLIOTECAS DE NARRATIVAS HIPERTEXTUAIS JORNALÍSTICAS NO APLICATIVO THINGLINK

Autores

  • Jean Carlos da Silva Monteiro Universidade Federal do Maranhão
  • Sannya Fernanda Nunes Rodrigues Universidade Estadual do Maranhão

Palavras-chave:

Link. Hipertexto. ThingLink. Bibliotecas Hipertextuais. Narrativa Hipertextual Jornalística.

Resumo

Este artigo, parte da pesquisa de mestrado de Monteiro (2019), explora as possibilidades de criação de bibliotecas de narrativas hipertextuais jornalísticas no aplicativo ThingLink. Para tanto, faz uma revisão de literatura sobre a teoria do link enquanto elemento-chave do hipertexto, para que se possa compreender como tal recurso é utilizado na construção colaborativa de conteúdo jornalístico. Abrange, ainda, um estudo no ThingLink, uma ferramenta web, de livre acesso, capaz de adicionar elementos multimídia (texto, imagens, podcasts, músicas, vídeos, slideshows, infográficos endereços eletrônicos e outros mais) linkados em blocos de conteúdo. Descreve o referido aplicativo, os elementos que compõem a produção de bibliotecas de narrativas hipertextuais, o funcionamento do processo de criação dessas narrativas com o uso de links. Apresenta um relato de experiência sobre a utilização do ThingLink na criação de bibliotecas de narrativas hipertextuais jornalísticas. Evidencia que o ThingLink proporciona inúmeras representações da notícia, oferecendo melhor recepção das informações quando dispostas em bibliotecas hipertextuais por meio dos links.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Carlos da Silva Monteiro, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Comunicação, Cultura e Tecnologia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Graduado em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Faculdade Estácio de São Luís. Coordenador da Pós-Graduação MBA em Gestão Estratégica de Marketing e Mídias Digitais, do Núcleo de Tecnologia e Inovação Pedagógica e Presidente da Comissão Própria de Avaliação da Faculdade Edufor. Secretário da Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Práticas de Jornalismo Multimídia. Foi indicado ao Prêmio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão, na categoria Dissertação de Mestrado da área Ciências Humanas, Sociais e Linguística, Letras e Artes. Possui experiência em Comunicação, Educação e Tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologias Educacionais, Metodologias Ativas de Aprendizagem, Ensino e formação do Jornalista, Webjornalismo e Newsgames.

Sannya Fernanda Nunes Rodrigues, Universidade Estadual do Maranhão

Pós-Doutora em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão. Doutora e Mestra pela Universidade de Aveiro. Especialista em Coordenação Pedagógica e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão. Professora Adjunta do Departamento de Educação e Filosofia da Universidade Estadual do Maranhão. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Tecnologias Educacionais, Neurociência e Afetividade. Tem experiência na área interdisciplinar e na área Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: interdisciplinaridade a partir dos estudos das narrativas hipertextuais no jornalismo, políticas públicas para o ensino superior, sociologia das redes, cultura do digital, competências socioemocionais; e no âmbito da educação, atua na área do currículo, formação continuada, avaliação da aprendizagem, afetividade, desenvolvimento profissional, tecnologia educativa, educação especial e inclusiva; aprendizagem em comunidades virtuais de aprendizagem; meta-afetividade em práticas colaborativas em ambientes online.

Referências

AQUINO, M. Um resgate histórico do hipertexto: O desvio da escrita hipertextual provocado pelo advento da Web e o retorno aos preceitos iniciais através de novos suportes. Braga: Biblioteca on-line de Ciências da Comunicação, 2009. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/aquino-maria-clara-resgate-historico-hipertexto.pdf>. Acesso em: 10 set. 2019.

CASTELLS, M. A Galáxia da Internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2013.

CARVALHO, A. PINTO, C. S.; MONTEIRO, P. J. M. FleXml: Plataforma de Ensino a Distância para Promover Flexibilidade Cognitiva. Universidade do Minho, Portugal, 2002.

JENKINS, H. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2012.

MIELNICZUK, L. O Link como recurso da narrativa jornalística hipertextual. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 28., 2005. Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... São Paulo: Intercom, 2005. CD-ROM.

MONTEIRO, J. C. S. Hipertexto: a linguagem da nova geração. Observatório da Imprensa, São Paulo, mai. 2014.

MONTEIRO, J. C. S. Narrativas Hipertextuais na Educação Superior: uma proposta didática para o ensino de Jornalismo Multimídia. 2019. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) – Universidade Federal do Maranhão, Brasil.

PRIMO, A. O aspecto relacional das interações na Web 2.0. E- Compós, Brasília, v. 9, p. 1-21, 2007.

SANTAELLA, L. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2013.

SPIRO, R; JEHNG, J. Cognitive flexibility, random access instruction, and hypertext: Theory and technology for the nonlinear and multi-dimensional traversal of complex subject matter. In D. Nix, R. Spiro, (Ed.). The “Handy” Project. New Directions in Multimedia Instruction, Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum, 1990, 163-205.

THINGLINK. All content can comunicate more criatively. [S.l.: s.n.], 2019. 4 p. Disponível em: <https://www.thinglink.com>. Acesso em: 25 nov. 2019.

Downloads

Publicado

2019-12-27

Como Citar

MONTEIRO, Jean Carlos da Silva; RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes.
BIBLIOTECAS DE NARRATIVAS HIPERTEXTUAIS JORNALÍSTICAS NO APLICATIVO THINGLINK
. Revista Bibliomar, v. 18, n. 2, p. 50–62, 27 Dez 2019Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos