PARA UMA DEFINIÇÃO DO ENVELHECIMENTO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO: do percurso histórico a formação da Rede Global Cidades e Comunidades Amigáveis à pessoa Idosa (OMS)

Autores

Palavras-chave:

Envelhecimento. Programa “Cidades e Comunidades Amigáveis à Pessoa Idosa” (OMS). História. Simone de Beauvoir.

Resumo

O artigo analisadeterminada definição de velhice e envelhecimento em perspectiva histórico-filosófica e sua formulação no Programa “Cidades e Comunidades Amigáveis à Pessoa Idosa” da Organização Mundial da Saúde (OMS). Consideramos, por base, a obra fundamental de Simone de Beauvoir, além dos documentos elaborados pela OMS, bem como sua organização, estrutura e requisitos através do processo de certificação de Cidades Amigáveis à Pessoa Idosa. Assim,procuramos compreendera forma como os ideais e valores relacionados à determinada concepção de velhice e envelhecimento são partes estruturantes na organização das ações que definem as comunidades e cidades consideradas amigáveis aos idosos no mundo contemporâneo. Os principais resultados demonstram que o planejamento e execução de projetos e ações voltadas a população idosa demandam um esforço de conscientização e mobilização para a realidade do envelhecimento e suas consequências sociais, políticas e culturais, logo, históricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Rodrigues da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Mestra em Desenvolvimento Regional pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Pato Branco. Graduada em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Pedagogia pela Universidade de Franca (UNIFRAN).

Maria de Lourdes Bernartt, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR Câmpus Pato Branco.

Professora Associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR Câmpus Pato Branco. Mestrado e Doutorado em Educação (Unicamp). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), da UTFPR, na Linha Educação e Desenvolvimento, na qual orienta no Mestrado e no Doutorado.

Aruanã Antonio dos Passos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Pato Branco.

Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Docente do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Pato Branco.

Franciele Clara Peloso, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Pato Branco.

Professora do quadro docente efetivo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco. Ocupa atualmente o cargo de Professora Adjunta, junto ao Departamento de Ciências Humanas. Atua nos cursos de Licenciatura. Também integra o quadro permanente de professores do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UTFPR, Campus Pato Branco. A ênfase de seu trabalho acadêmico está na linha da Educação, dedicando-se às seguintes temáticas: direitos humanos, teoria freiriana, educação da infância, cultura e desenvolvimento, formação de professores e didática. É integrante dos seguintes grupos de Estudos e Pesquisa: Grupo de Estudos Práxis Educativa: saberes e fazeres na/da Educação Infantil (UNICENTRO) e integrante do Grupo de estudos sobre Universidade - GEU (UTFPR/PB). Sua formação em Pedagogia (2005) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO), seu mestrado (2009) em Educação na linha de História e Políticas Educacionais, na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e seu doutorado (2015) em Educação na linha de Educação Escolar: teorias e práticas, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 

Referências

BEAUVOIR, Simone. A velhice. 2ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018.

DEBERT, Guita Grin. A reinvenção da velhice: socialização e processos de reprivatização do envelhecimento. São Paulo. Editora da Universidade de São Paulo: Fapesp, 1999.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 29ªed. Petrópolis: Vozes, 2004.

OMS/ Organização Mundial da Saúde. Guia Global Cidade Amiga do Idoso. Biblioteca da OMS. Suíça, 2008.

OMS/OPAS/Organização Mundial da Saúde/ Organização Pan-Americana de Saúde. Envelhecimento ativo: uma política de saúde / World Health Organization; tradução Suzana Gontijo. – Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2005.

WHO. The Global Network for Age-friendly Cities and Communities: looking back over the last decade,looking forward to the next. Geneva, Switzerland World Health Organization; 2018.

_________. Global strategy and action plan on ageing and health, 2017.

_________. Resumo Relatório Mundial de Envelhecimento e Saúde, 2015.

_________. Sobre a rede global de cidades e comunidades amigas do idoso. Age-friendly World, 2019a. Disponível em: <https://extranet.who.int/agefriendlyworld/who-network/>. Acesso em: 18/07/2019 às 22:52.

Downloads

Publicado

2021-04-17

Como Citar

Silva, C. R. da, Bernartt, M. de L., Passos, A. A. dos, & Peloso, F. C. (2021). PARA UMA DEFINIÇÃO DO ENVELHECIMENTO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO: do percurso histórico a formação da Rede Global Cidades e Comunidades Amigáveis à pessoa Idosa (OMS). Cadernos Zygmunt Bauman, 11(25). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15534

Edição

Seção

Perspectivas do Desenvolvimento Regional