A PRODUÇÃO DE SENTIDOS NA ESCRITA EM LÍNGUA PORTUGUESA DE UMA ESTUDANTE SURDA DO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441V8N24.2023.38

Palavras-chave:

Surda; Produção Textual em português; Sentidos; línguas de sinais

Resumo

Este artigo é uma análise da produção de sentidos, em língua portuguesa, de uma estudante surda do Ensino Médio em uma escola na modalidade Educação de Jovens e Adultos/EJA localizada na cidade de Rio Branco, capital do estado do Acre. O estudo é de natureza qualitativa do tipo estudo de caso, com desenvolvimento de investigação a partir de pesquisa bibliográfica com dados que foram gerados por meio de observações e, por conseguinte, na Sala de Recurso Multifuncional (SRM) da produção textual de uma estudante surda que aprendeu o português como segunda língua (L2). Objetivou-se, com este trabalho, refletir sobre os processos de sentidos construídos pela participante da pesquisa em seus textos escritos e discutimos a produção e a formação de traços de significação dispostos pela estudante surda nos textos produzidos. Algumas considerações finais deste artigo apontam que os traços de sentidos produzidos na escrita da participante da pesquisa apresentam características próprias que podem ser resultantes de diferentes formas de atravessamentos (sócio)linguísticos pelos quais a escrevente passou, tendo como base uma língua visuespacial.

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Biografia do Autor

Shelton Lima de Souza, Universidade Federal do Acre

Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Letras: Linguagem e Identidade/PPGLI/UFAC e do Programa de Pós-graduação Profissional em Letras/ProfLetras/UFAC Coordenador do Laboratório de Estudos Interculturais e Humanidades/LEIH/PPGLI/UFAC.

Ana Carolina Ferreira de Barros, Universidade Federal do Acre

Graduação em Letras-Libras na Universidade Federal do Acre. Mestra em Letras: Linguagem e Identidade no Progama de Pós-graduação em Letras: Linguagem e Identidade na Universidade Federal do Acre. Professora bilíngue na Secretaria de Educação Municipal de Rio Branco/AC

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Publicado

2024-03-08

Como Citar

LIMA DE SOUZA, Shelton; FERREIRA DE BARROS, Ana Carolina.
A PRODUÇÃO DE SENTIDOS NA ESCRITA EM LÍNGUA PORTUGUESA DE UMA ESTUDANTE SURDA DO ENSINO MÉDIO
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 8, n. 24, p. 27–47, 8 Mar 2024Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.