MARIANA LUZ E “A MENDIGA DO AMOR” NA SOCIEDADE PATRIARCAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441V8N24.2023.40

Palavras-chave:

Mariana Luz; Patriarcado; Colonialidade de gênero; Literatura maranhense.

Resumo

Resumo: O gênero, enquanto diferença sexual, é a representação do sujeito feminino que tem servido de suporte nas construções sociais da humanidade, sobretudo em sociedades colonizadas, nas quais as mulheres vêm sendo limitadas pelo patriarcado. Nesse sentido, este texto analisa o poema “A mendiga do amor”, de 1896, da escritora maranhense Mariana Luz, verificando como ela evidência as marcas do patriarcado impressas nos versos em relação à condição da mulher na sociedade brasileira no final do século XIX. Para isso, observa-se, em um primeiro momento, de que modo a poesia luziana pode ser tomada como de resistência, uma vez que transforma a literatura como instrumento de análise social; e, em segundo momento, analisa-se a colonialidade de gênero sofrida pelo sujeito feminino do poema na sociedade patriarcal brasileira, em especial, maranhense. Realizou-se, então, uma pesquisa exploratória e descritiva, documental e bibliográfica que teve como principais referenciais teóricos dos estudos decoloniais, Aníbal Quijano (2005), Walter Mignolo (2007; 2021), Lélia Gonzalez (2018), Maria Lugones (2014; 2020), entre outros; sobre o patriarcado, Heleieth Saffioti (1987; 2004) e Carole Pateman (1993); e, acerca da vida e da obra de Mariana Luz, Jucey Santana (2014), José Neres (2018), Cristiane Tolomei (2019) e Gabriela Santana (2021).  Diante disso, verificou-se que Mariana Luz teve um perfil decolonial ao contrapor-se aos diversos paradigmas eurocentrados da sociedade brasileira da época, e denunciou por meio dos seus versos às opressões submetidas pelo sujeito feminino pelo sistema patriarcal do país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MIRNA ROCHA SILVA, UFMA

Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Maranhão, campus Bacabal

Cristiane Navarrete Tolomei, Universidade Federal do Maranhão

Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestrado em Letras (Teoria da Literatura) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Doutorado em Letras (Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado em História Literária pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Pós-doutorado em Estudos Comparatistas pela Universidade de São Paulo (USP/2015). Pós-doutorado, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq/PDJ-JR), em Estudos Comparatistas pela Universidade de São Paulo (USP/2017). Pós-doutorado, com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA/edital N 18/2021 - Pós-Doutorado no Exterior), em Literatura Comparada na Universidade do Porto (Portugal). Atualmente é Bolsista de Produtividade do CNPq - nível 2 (Chamada CNPq N 09/2022). É docente da Coordenação de Letras, subunidade Centro de Ciências de Bacabal, da Universidade Federal do Maranhão, desde 2015, sob o regime de Dedicação Exclusiva e atualmente é Professora Adjunta III. Docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação: Mestrado Interdisciplinar em Cultura e Sociedade - Centro de Ciências Humanas da UFMA, na linha de pesquisa 1: expressões e processos socioculturais. Docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras - Centro de Ciências de Bacabal da UFMA, na linha de pesquisa 2: literatura, cultura e fronteiras do saber. Líder do Grupo de Pesquisa marginalia (Estudos Decoloniais), registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, constituído por docentes pesquisadores, discentes de iniciação científica, de mestrados e doutorados e desenvolve pesquisas multidisciplinares. Como experiência na captação de recursos, a docente já aprovou vários projetos de pesquisa pelo PIBIC-UFMA/CNPq/FAPEMA-UNIVERAL-EVENTOS-PUBLICAÇÃO. Atua na área de Literatura Maranhense; Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, Estudos Decoloniais, Estudos Oitocentistas.

Downloads

Publicado

2024-04-05

Como Citar

ROCHA SILVA, MIRNA; NAVARRETE TOLOMEI, Cristiane.
MARIANA LUZ E “A MENDIGA DO AMOR” NA SOCIEDADE PATRIARCAL
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 8, n. 24, p. 47–67, 5 Abr 2024Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 29 abr 2024.

Edição

Seção

Amor na Literatura