Tecnologia e o Processo de Alfabetização e Letramento

Olhares Possíveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n24.2023.50

Palavras-chave:

Tecnologia, Letramento, Alfabetização, Alfabetização midiática

Resumo

O artigo apresenta discussões relacionadas à tecnologia e suas possíveis contribuições para o processo de alfabetização e letramento. Destaca-se a diferença entre as duas temáticas, pois se tratam de conceitos diferentes e que muitas vezes são interpretados como semelhantes. Atualmente, é imprescindível que as pessoas sejam preparadas para lidarem com as inúmeras informações no cotidiano, mesmo que não utilizem ativamente as tecnologias.  As informações chegam às casas por meio da família, vizinhos, TV, ou mídia digital, por isso o letramento é tão importante para esses atores sociais, particularmente, os estudantes. Por meio da abordagem qualitativa e baseada em pesquisa bibliográfica, o trabalho buscou os diversos olhares didáticos para a efetivação da parceria entre alfabetização, letramento e tecnologia. Buscou-se investigar sobre alfabetização midiática como a capacidade de acessar, analisar, avaliar e criar mensagens em uma variedade de contextos. Apesar de várias concepções e diferentes correntes, essa definição é amplamente aceita na literatura nacional e internacional. Como resultado, cita-se que o conceito de alfabetização midiática tem sido associado a qualidade de vida, direitos de cidadania, integração social e aceitação social para obter informações da mídia como televisão, rádio, jornal e Internet. Concluímos que a tecnologia está moldando as formas como praticamos a alfabetização e o mundo de hoje, e certamente a alfabetização age como um elemento moderador para o acesso e uso da tecnologia.

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Biografia do Autor

Eliane de Jesus Araújo, Universidade Estadual de Goiás

Mestranda pelo PPGET Unidade Universitária de Luziânia Goiás - UEG, possui graduação em Pedagogia com habilitação em docência de 1ª à 4ª série e Gestão Escolar no Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Estadual de Goiás (2005), licenciada também em Matemática pela Faculdade Albert Einstein, especialista em Orientação Educacional e Ensino Especial, Psicopedagogia Clínica e Institucional e Especialização em Didática, Práticas de Ensino e Tecnologias Educacionais pela UFVJM (2023). Professora concursada no município de Novo Gama - GO desde 2002, atuou como professora regente da Educação Infantil ao ensino fundamental II e modalidade de EJA e ensino médio (CEM 02 do Gama-DF). Professora Tutora do Curso de Pedagogia ofertado pela Universidade Estadual de Goiás (Programa UEG em Rede) uma parceria do município de Novo Gama - GO e UEG, com experiências nos setores da SME de Novo Gama como: Diretora Pedagógica SME, Supervisão Pedagógica da SME, Coordenadora de Formação Continuada atuando em formações e tutorias dos variados cursos para os servidores que trabalham na educação do município. Formadora de Professores, Formação de conselheiros escolares e auxílio nas constituições dos Conselhos Escolares e demais comissões fiscalizadoras dos Planos: Municipal de Educação (2015 á 2025) e Ações Articuladas do município de Novo Gama - GO, Conselheira do Conselho Municipal de Educação. Compõe o Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação, Gestão e Cultura Regional/GEGC da UEG de Luziânia- GO, áreas de pesquisa: Educação, Gestão e Tecnologias Contemporâneas.

Luiz Gonzaga Lapa Junior, Universidade de Brasília (UnB)

Mestre e doutor em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), participante de grupos de pesquisa pela UnB e pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Tem experiências docentes nas redes pública e particular de educação básica pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, bem como no ensino superior dessa localidade.

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Publicado

2024-05-29

Como Citar

ARAÚJO, Eliane de Jesus; LAPA JUNIOR, Luiz Gonzaga.
Tecnologia e o Processo de Alfabetização e Letramento: Olhares Possíveis
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 8, n. 24, p. 01–16, 29 Mai 2024 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/22299. Acesso em: 22 jul 2024.