QUANDO O ASSUNTO É PROCRIAR: UMA REFLEXÃO SOBRE A REPRESENTAÇÃO DA MATERNIDADE EM PRECISAMOS FALAR SOBRE O KEVIN, DE LIONEL SHRIVER

Autores

  • Bárbara Ramos Souza Universidade Federal de Ouro Preto
  • Bernardo Nascimento de Amorim Universidade Federal de Ouro Preto

Palavras-chave:

Literatura

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre a peculiar representação materna criada por Lionel Shriver, no romance epistolar Precisamos falar sobre o Kevin, publicado em 2003. Aborda-se o romance com o auxílio de estudos sobre a maternidade, a mulher-mãe e a ideologia maternalista, recorrendo-se a autoras como Nancy Chodorow, Orna Donath e Simone de Beauvoir, com destaque para a obra da filósofa francesa Elisabeth Badinter. Pensa-se sobre o conceito de amor inato, estudado por Badinter, as mudanças da concepção de maternidade, ao longo dos anos, e o ideal materno que vigora atualmente. Conclui-se que a representação materna do romance de Shriver é contrária ao que se tem construído socialmente em relação à maternidade e ao ideal da mulher-mãe. Este se apresenta como algo inalcançável, que oprime e coage as mulheres a retornarem ao lar, obrigando-as a se dedicarem exclusivamente aos filhos. Trata-se, assim, de uma ferramenta para manter a organização patriarcal da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Ramos Souza, Universidade Federal de Ouro Preto

Licenciada em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto. Mestranda do programa de Pós-Graduação em Letras Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Ouro Preto.

Bernardo Nascimento de Amorim, Universidade Federal de Ouro Preto

Professor e pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos Literários do Departamento de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto. Área: Letras e Literatura Comparada.

Referências

BADINTER, E. O conflito: a mulher e a mãe. Trad. Véra Lucia dos Reis. Rio de Janeiro: Record, 2011.

BADINTER, E. Um amor conquistado: o mito do amor materno. Trad. Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

BEAUVOIR, S. O segundo sexo. 2. ed. Trad. Sérgio Milliet. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1967. v. 2 [A experiência vivida].

DONATH, O. Mães arrependidas: uma outra visão da maternidade. Trad. Marina Vargas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.

SHRIVER, L. Precisamos falar sobre o Kevin. Trad. Beth Vieira e Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2007.

SHRIVER, L. We Need to Talk about Kevin. London: Serpent’stail, 2011.

Downloads

Publicado

2021-12-04

Como Citar

SOUZA, Bárbara Ramos; AMORIM, Bernardo Nascimento de.
QUANDO O ASSUNTO É PROCRIAR: UMA REFLEXÃO SOBRE A REPRESENTAÇÃO DA MATERNIDADE EM PRECISAMOS FALAR SOBRE O KEVIN, DE LIONEL SHRIVER
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, p. 354–370, 4 Dez 2021Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 28 abr 2024.

Edição

Seção

Estudos Literários