PACTO FÁUSTICO EM ATÉ VOCÊ SABER QUEM É (2016), DE DIOGO ROSAS G: UMA REFLEXÃO SOBRE OS MITOS DO INDIVIDUALISMO MODERNO

Autores

  • Cindy Conceição Oliveira Costa Universidade Federal do Piauí http://orcid.org/0000-0001-6125-1573
  • Margareth Torres de Alencar Costa Universidade Estadual do Piauí e Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Mito, Pacto fáustico, Individualismo moderno, Até você saber quem é, Diogo Rosas G.

Resumo

O gênero literário mito, como caracterizado por Jolles (1976), é uma forma simples que surgiu da oralidade e passou a ser usada para justificar fatos e fenômenos da humanidade, precedendo o que se conhece hoje como ciência ou filosofia, até chegar ao seu caráter literário. Na obra analisada, o protagonista Daniel é um escritor em busca de sucesso e conhecimento, que cria uma obsessão pelo demônio após reler Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa. Assim, ele resolve escrever uma obra que retrate a figura do diabo de um modo que considera mais satisfatório, e entre os acontecimentos de sua vida, depois de 24 anos de sucesso, ocorre uma tragédia que coloca em pauta a questão de haver ou não um pacto. Desse modo, este artigo objetiva investigar a presença de um (suposto) pacto fáustico em Até você saber quem é (2016), de Diogo Rosas G. Além disso, apresentaram-se os aspectos que caracterizam o gênero literário mito e a história que deu origem ao mito de Fausto, tendo por base a definição de mitos do individualismo moderno. Metodologicamente, designa-se por uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo e, para tanto, foram utilizados como aporte teórico: Watt (1997), Dabezies (2005), Eliade (2016), entre outros. Os resultados obtidos demonstram que a presença do mal é constante no livro e na vida do protagonista, mesmo que Daniel não seja pactário, o seu destino em muito se assemelha com o de Fausto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cindy Conceição Oliveira Costa, Universidade Federal do Piauí

Mestranda em Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Bolsista da CAPES e Graduada em Licenciatura Plena em Letras/Português pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Tem interesse de pesquisa nas áreas de Gênero/Crítica feminista, Literatura brasileira contemporânea, Metaficção historiográfica e estudos Pós-coloniais. Integrante do grupo de estudo em Literatura, Enunciação e Cultura (LECult).

Margareth Torres de Alencar Costa, Universidade Estadual do Piauí e Universidade Federal do Piauí

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco em Teoria Literária (2013). Mestre em Letras - Teoria Literária, pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). Possui pós-doutorado em Literatura Comparada pela Universidade de Buenos Aires (aguardando certificação).

Referências

ALBERTI, Verena. Narrativas na história oral. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA. Anais... João Pessoa, PB: ANPUH-PB, 2003.

BERNARDO, Gustavo. O livro da metaficção. Rio de Janeiro: Tinta Negra Bazar Editorial, 2010.

COSTA, Margareth T. A. A presença do mito de Fausto em O sol dos trópicos. In: SILVA, Marinalva Freire da. (Org.). Literatura & linguagens. João Pessoa: Sal da Terra, 2013. p. 106-131.

DABEZIES, André. Fausto. In: BRUNEL, Pierre (Org.). Dicionário de mitos literários. 4. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2005. p. 334-341.

ELIADE, Mircea. Mito e realidade. Tradução: Pola Civelli. 6. ed. São Paulo: Perspectiva, 2016.

FRONTEIRAS DO PENSAMENTO. Gilles Lipovetsky – O que é “individualismo” afinal?. 2019. (03m08s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=FuA_rii0ySs>. Acesso em: 18 out. 2020.

GRIGOLETTO, Cassiana. Reflexões epistemológicas acerca da narrativa literária: do contexto ao texto. Revista Investigações. vol. 27, nº 1, p. 01-22. jan.-mar., 2014.

JOLLES, André. Formas simples. São Paulo: Editora Cultrix, 1976.

NERY, Antonio Augusto. Primórdios do mito Fáustico: o Faustbuch e o Fausto de Christopher Marlowe. In: MAGALHÃES, Antonio Carlos de Melo et al. (Orgs.). O demoníaco na literatura [livro eletrônico]. Campina Grande: EDUEPB, 2012. p. 501-710.

PELOGIA, Thiago. Narciso: ou o individualismo moderno em Gilles Lipovetsky. 2017. 129 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas.

RODRIGUES, Jussara da Silva. Vendredi ou les limbes du pacifique: uma nova perspectiva do individualismo moderno na sociedade contemporânea. Acta Scientiarum - Language and Culture. Maringá, v. 35, nº. 1, p. 01-09. jan.-mar., 2013.

ROSAS G., Diogo. Até você saber quem é. Rio de Janeiro: Record, 2016.

SAMOYAULT, Tiphanie. A intertextualidade. São Paulo: Aderaldo & Rothschild, 2008.

SCHØLLHAMMER, Karl Erik. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.

WATT, Ian P. Mitos do individualismo moderno: Fausto, Dom Quixote, Dom Juan, Robson Crusoé. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

Downloads

Publicado

2021-12-04

Como Citar

COSTA, Cindy Conceição Oliveira; COSTA, Margareth Torres de Alencar.
PACTO FÁUSTICO EM ATÉ VOCÊ SABER QUEM É (2016), DE DIOGO ROSAS G: UMA REFLEXÃO SOBRE OS MITOS DO INDIVIDUALISMO MODERNO
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, p. 223–240, 4 Dez 2021Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 28 abr 2024.

Edição

Seção

Estudos Literários