TURISMO E EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA
análise das publicações em periódicos científicos de turismo
DOI :
https://doi.org/10.18764/2674-6972v5n11.2023.6Mots-clés :
turismo, educação, educação transformadora, periódicos científicos, bibliometriaRésumé
Além de promover o desenvolvimento econômico, graças ao contato direto entre povos, culturas e formas de vida diferentes, o turismo pode auxiliar, tanto na paz geral entre as nações, quanto no respeito universal e na observação dos direitos humanos, sem distinção de raça, sexo, língua ou religião. Por outro lado, nota-se um franco declínio do modelo de educação tradicional, frente às novas tendências globais e possibilidades tecnológicas. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo, analisar e mensurar a contribuição do conhecimento científico sobre o tema “turismo e educação”. O principal método utilizado na coleta de dados foi a análise bibliométrica. A pesquisa foi realizada em 40 revistas científicas de turismo, buscando artigos que contivessem o termo “educação” em seu título. Os resultados foram divididos em diferentes categorias de análise: Educação Ambiental; Educação Patrimonial; Educação para o Turismo; Educação pelo Turismo; Ensino Superior e Técnico em Turismo; Relação entre Turismo e Educação; e Outros Temas (Educação e Gastronomia; Educação e Hospitalidade; Sociologia e Pós-Graduação em Turismo; Turismo, Educação e Tecnologia; e, Educação Corporativa). Os resultados demonstram que as publicações sobre o tema turismo e educação em periódicos científicos de turismo são recentes e há uma concentração das pesquisas com a temática Educação Ambiental. Por fim, foram selecionados subsídios teóricos que corroboram com o tema “turismo e educação transformadora”.
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