USO DAS MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO DURANTE A PANDEMIA: Estudo de caso dos discentes do curso de bacharelado em turismo da UFDPar
Abstract
USE OF DIGITAL MEDIA IN EDUCATION DURING THE PANDEMIC: Case study of students of the bachelor's degree course in tourism at UDFPar
Resumo: O trabalho levanta a problemática sobre como a Pandemia do COVID-19 modificou o uso das mídias digitais online para os estudantes do curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). A pesquisa traz como objetivo analisar a utilização das mídias digitais no estudo remoto pelos estudantes. Identificando quais mídias digitais são mais utilizadas. Para isso foi realizada uma pesquisa através de um questionário aplicado aos alunos que estão matriculados no curso de bacharelado em turismo da UFDPar, inicialmente foi feita uma análise das possíveis perguntas a serem adicionadas ao questionário e que tivessem relevância para a pesquisa. Diante disso, este estudo apresenta dados importantes acerca do uso das mídias digitais na educação durante a pandemia. Tendo em vista que existe um leque de plataformas que podem auxiliar os docentes e discentes do curso de Bacharelado em Turismo do Delta do Parnaíba.
Palavras-Chave: Covid-19; ensino remoto; mídias digitais; turismo.
Abstract: The work raises the issue of how the COVID-19 Pandemic changed the use of digital online media for students of the Bachelor of Tourism course at the Federal University of Delta do Parnaíba (UFDPar). The research aims to analyze the use of digital media in remote study by students. Identifying which digital media are most used. For this, a survey was conducted through a questionnaire applied to students who are enrolled in the bachelor’s degree in Tourism at UFDPar, initially an analysis was made of the possible questions to be added to the questionnaire and that were relevant to the research. Given this, this study presents important data about the use of digital media in education during the pandemic. Bearing in mind that there is a range of platforms that can assist teachers and students of the Bachelor of Tourism course in Delta do Parnaíba.
Keywords: Covid-19; remote teaching; digital media; tourism.
Downloads
References
ALVES, F. G.; COSTA, H. S.; PERINOTTO, R. C. P. Instagram como ferramenta para fidelização de clientes: fotografia, redes sociais e turismo. Marketing & Tourism Review, n. 2, p. 21, 2017.
ALVES, L. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas, n. 8, p. 348-365, 2020.
APOLINÁRIO, F. Metodologia da ciência: filosofia e prática da pesquisa. São Paulo: Cencange Learning, 2012.
ARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede - Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, maio 2020.
BARBALHO, C.R.S. Portais eletrônicos: estudo comparativo da oferta em comunicação. In: ENCONTRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 16., 2004, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: INTERCON, 2004. Disponível em: www.intercom.org.br/papers/nacionais/2005/errata/barbalho.pdf. Acesso em: 20 jan. 2021.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
CORAZZA, Helena. Midiatização e mudanças no processo educativo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 35., 2012, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Intercom. 2012. p. 01-14.
GOMES, C. M., BAUER, R., SÁ TELES, R. M., HERRERA, M. R G. Tecnologias da informação e da comunicação e suas interfaces com o turismo [recurso eletrônico]: alguns estudos de caso Brasil e México. São Paulo, SP: INMOD, 2019. 1 e-book
IBGE. Síntese dos indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira 2019. Rio de Janeiro: IBGE, 2019. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101678.pdf. Acesso em: 24 de setembro de 2020.
INEP. [Índice de matrículas em cursos EAD]. Brasília, DF: INEP, 2019.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin L. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
LONGO, W. P. Tecnologia e soberania nacional. São Paulo: Nobel, 1984.
LUCKIN, R. et al. Decoding Learning: the proof, promise and potential of digital education. Londres: Nesta, 2012. Disponível em: http://www.nesta.org.uk/sites/default/files/decoding_learning_report.pdf. Acesso em: 13 jan. 2021.
LUIGI, R.; SENHORAS, E. M. O novo Coronavírus e a importância das organizações internacionais. Nexo Jornal, [17/03/2020]. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br>. Acesso em: 14 dez. 2020.
MAGALHÃES, C. M.; MILL, D. Elementos para reflexões sobre educação, comunicação e tecnologia: nada é tão novo sobre redes, linguagem e aprendizagem. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 35., 2012, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Intercom, p. 320-336, 2012.
MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda - metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/1 2/metodologias_moran1.pdf. Acesso em: 20 jan. 2021.
MORRISON, A. M. Marketing de hospitalidade e turismo. São Paulo: Cencage Learning. 2012.
PALAMEDI, F. A usabilidade como instrumento da análise da função comunicativa em interfaces digitais. In: F. JÚNIOR, J.; SANTOS, M. C. D. Comunicação, tecnologia e inovação: estudos interdisciplinares de um campo em expansão. Porto Alegre: Buqui, p. 63-85, 2013.
PERINOTTO, A. R. C. Circulação de imagens turísticas: fotografias de Parnaíba/PI nas mídias. 2013. Tese (Doutorado) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, Rio Grande do Sul, 2013.
PERINOTTO, A. R. C; ALVES, C. E. S; SILVA, L. F; VIEIRA, V. B. O espaço turístico de Parnaíba-PI nas fotografias onli-ne: um estudo da rede social Instagram. Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo, v. XIV, n. 1, abril, p. 01-22, 2020.
SENHORAS, E. M. A pandemia do novo Coronavírus no contexto da cultura pop zumbi. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 1, n. 3, p. 30-33, 2020.
SILVA, J. C. T. D. Tecnologia: novas abordagens, conceitos, dimensões e gestão. Revista Produção, v. 13, n. 1, p. 50-63, 2003.
SPALDING, M.; RAUEN, C.; VASCONCELLOS, L. M. R. de; CRUZ VEGIAN, M. R. da, MIRANDA, K. C., BRESSANE, A.; SALGADO, M. A. C. Desafios e possibilidades para o ensino superior: uma experiência brasileira em tempos de COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, 2020.
TAPSCOTT, D. Grown up digital: how the net generation is changing your world. NYC: McGraw-Hill, 2008.
TORRES, Claudio. A Bíblia do marketing digital. São Paulo: Novatec Ed., 2009.
XIAO, Chunchen; LI, Yi. Analysis on the Influence of Epidemic on Education in China. In: DAS, Veena; KHAN, Naveeda (ed.). Covid-19 and student focused concerns: threats and possibilities, american ethnologist website. 2020. Disponível em: https://americanethnologist.org/features/collections/covid-19-and-student-focusedconcerns- threats-and-possibilities/analysis-on-the-influence-of-epidemic-oneducation-in-china. Acesso em: 1 maio 2020.
YOUNG, R. R. Genetic toxicology: web resources. Toxicology, Rockville, p. 103-121, 2002.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.