Trabalho e Transformações Contemporâneas
sociabilidade dos(as) trabalhadores (as) e precarização das condições de vida das famílias
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2865v30nEPe30362Parole chiave:
Mundo do trabalho, Reforma do Estado, Condições sociais famíliasAbstract
Este artigo trata das principais mudanças no mundo do trabalho na sociedade contemporânea, com a ruptura dos direitos trabalhistas e desafios postos pelas novas revoluções industriais. O neoliberalismo e o empreendedorismo contra as lutas sindicais. Trata(-se) da natureza da Reforma do Estado realizada em diferentes países, especialmente no Brasil. A redução da jornada de trabalho como alternativa ao desemprego e à qualidade de vida dos(as) trabalhadores (as). Como metodologia, recorre ao marxismo e à pesquisa documental em fontes secundárias de informações. Evidencia(-se) as semelhanças de vivências e as diferenciações de gênero, faixa etária e raça, a proporção das situações de ocupação e desocupação, desemprego, categorias de emprego, da informalidade do trabalho e desigualdade na distribuição de rendimentos das famílias brasileiras mais pobres
Downloads
Riferimenti bibliografici
ANDERSON, Perry. Balanço do neoliberalismo. In: SADER, Emir; GENTILI, Pablo (orgs.) Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
ANTUNES, R. Dimensões da crise estrutural do capital. In: Adeus ao trabalho? 2002, p. 29-34.
ANTUNES, R. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018.
ANTUNES, R. O toyotismo e as novas formas de acumulação de capital. In: Adeus ao trabalho? 2002, p. 47-59.
AZEVEDO, Sérgio de; ANDRADE; Luiz Aureliano G. de. A reforma do Estado e a questão federalista. In: DINIZ, Eli; AZEVEDO, Sérgio de (org.). Reforma do Estado e democracia no Brasil. Brasília: Editora da UnB:1997.
BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL. Privatizações Federais – PND. Disponível em: https://www.bndespar.com.br/. Acesso em: 15. Jul. 2003.
BIONDI, Aluísio. O Brasil privatizado: um balanço do desmonte do Estado. São Paulo: Perseu Abramo: 1999.
BORTOLON, Eugênio. Como a terceirização e a uberização precarizam as condições de vida dos trabalhadores. Brasil de Fato: Porto Alegre - RS, 2023.
BRASIL (Diário Oficial da União). Emenda Constitucional n° 19, de 04.06.98; dispõe sobre a Reforma administrativa. Brasília, 05.06.1998.
BRASIL. Governo Federal. MARE. Projeto de lei complementar 248/98; trata da demissão dos servidores públicos estáveis por insuficiência de desempenho. 1995- 1998. Brasília: 1999.
CALVETE, Cássio da Silva; SOUTO MAIOR, Nívea; KREIN, José Dari. As reformas trabalhistas e a despadronização do tempo de trabalho no Brasil: de FHC a Bolsonaro, pp. 69-90. In: DAL ROSSO, Sadi et al (orgs.) O Futuro é a Redução da Jornada de Trabalho. Porto Alegre: Cirkula, 2022.
CASTRO, Alba Tereza B. de. Apontamentos sobre a classe trabalhadora brasileira nos processos de reestruturação do trabalho. In: BRAVO, Maria I. Souza; MATOS, Maurílio C. de; FREIRE, Silene de M. (orgs.). Políticas Sociais e ultraneoliberalismo. Navegando Publicações: Uberlândia-MG, 2020.
COLOMBI, Ana Paula F.; KREIN, José Dari; TEIXEIRA, Marilane O. Tempo de trabalho e tempo de vida: as disputas em torno do tempo e os crescentes desafios do sindicalismo (apud) Sadi Dal Rosso et alii (orgs). O Futuro é a Redução da Jornada de Trabalho. Porto Alegre:
Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados/Nota Descritiva da PEC 32/20
Disponível em: https://www.camara.leg.br/internet/agencia/infograficos-html5/reforma-administrativa2021/. Acesso em: 13 jun. 2022.
COSTA, Cândida da. Reforma do estado e relações de trabalho: a experiência brasileira nos anos 90. Revista Ariús, Campina Grande, Vol. 13, nº 1, jan./jul. 2007.
DAL ROSSO, Sadi. A jornada de trabalho na Sociedade: o castigo de Prometeu. São Paulo: LTR1997.
DAL ROSSO, Sadi; CARDOSO, Ana Cláudia M.; CALVETE, Cássio da Silva; KREIN, José Dari. 2022. O futuro é a redução da jornada de trabalho. Porto Alegre: Cirkula, 2022.
DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo. São Paulo: Boitempo, 2016.
DUMÉNIL, Gerard; LÉVY, Dominique. O neoliberalismo sob a hegemonia norte-americana. In: CHESNAIS, François. A finança mundializada: raízes sociais e políticas, configuração, consequências. São Paulo: Editora Boitempo, 2005.
HARVEY, D. Condição Pós-Moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1992.
HARVEY, David. Como o poder norte-americano se expandiu. In: O novo imperialismo. São Paulo: Edições Loyola, 2016.
IANNI, Otávio. Globalização e neoliberalismo. São Paulo em Perspectiva. Número 12 (2), 1998.
IBGE Relense Retrato/indicadores famílias, 2022. Mídia IBGE.
IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Mercado de trabalho conjuntural. Trimestre Móvel Out. - Dez. 2024.
IBGE. Relense Desigualdade social por cor ou raça, 2021. Mídia IBGE.
IBGE. Relense PNAD Educação 2018. Mídia IBGE.
IBGE. Relense Síntese de indicadores sociais 2022. Mídia IBGE.
IBGE. Síntese dos Indicadores Sociais. Uma análise das condições de vida da população brasileira. Estudos e pesquisas. Informação demográfica e socioeconômica. 54. 2024.
LÊNIN, V. Imperialismo, estágio superior do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2021.
MARINI, R. M. Dialética da Dependência. In: MARINI, R. M. Ruy Mauro Marini- vida e obra. São Paulo: Expressão Popular, 2005.
MARX, Karl (1818-1883); ENGELS, Friedrich (1820-1895). Manifesto do Partido Comunista. 3. ed. São Paulo: Sundermann, 2017.
MARX, Karl. 1976 Le Capital. Livre premier. Paris: Éditions Sociales, 1976.
MILLAND, Kristy. O trabalho para a Inteligência Artificial e a organização dos trabalhadores. In: GROHMANN, Rafael. Os laboratórios do trabalho digital. São Paulo: Boitempo: 2021.
MONTAÑO, C.; DURIGUETTO, M. L. A (contra) reforma do Estado no regime de acumulação flexível (pós-1973). In: MONTAÑO, C.; DURIGUETTO, M. L. Estado, classe Social e movimento Social. São Paulo: Cortez, 2011.
NETTO, José Paulo; BRAZ, Marcelo. Economia política: uma introdução crítica. São Paulo: Cortez, 2006, p. 211-240.
POCHMANN, Marcio. O emprego no desenvolvimento da nação. São Paulo: Boitempo, 2008.
Privatização: desmonte do Estado ou modernização de empresas ineficientes? 24/2/2023. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/infomaterias/2023/02/privatizacao-desmonte-do-estado-ou-modernizacao-de-empresas-ineficientes. Acesso em: 20. maio.2025.
Privatizações ganharam força a partir dos anos 90.21.out.2013. Disponível em: https://oglobo.globo.com/economia/privatizacoes-ganharam-forca-partir-dos-anos-90-10448501. Acesso em: 20. maio 2025.
SADER, Emir; GENTILI, Pablo (orgs.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
SILVA, Ilse Gomes. Democracia e participação na “Reforma do Estado”. São Paulo, Cortez, 2003 (coleção questões da nossa época: 103).
SOARES, Laura T. R. Os custos sociais do ajuste neoliberal na América Latina. 2.ed. São Paulo: Editora Cortez, 2002. (Coleção Questões da Nossa Época, v.78).
SOARES, Laura Tavares. Os custos sociais do ajuste neoliberal na América Latina. São Paulo: Cortez, 2009.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
REVISTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas)
- Declaro que participei da elaboração do trabalho referido, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela RPP;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a RPP, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à RPP é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

