A EDUCAÇÃO NO MST: um instrumento de luta revolucionária no campo

Auteurs-es

  • José jonas Borges da Silva Universidade Federal do Maranhão
  • Maria Leomar Pereira de Sousa

DOI :

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v22nEp1213-1230

Mots-clés :

MST, escola, educação do campo, políticas públicas

Résumé

O presente texto trata do debate da educação a partir da experiência do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST, destacando a contribuição dos movimentos sociais para a construção do projeto de Educação do Campo,este apresentado nas contradições do processo político que é típico do contexto da sociedade capitalista. O artigo apresenta como expressão deste projeto no Maranhão a experiência da Unidade Integrada Roseli Nunes, localizada no município Lagoa Grande do Maranhão. Para o desenvolvimento do artigo, o debate apresentado dialoga com autores que estudam a temática, como Caldart, Fernandes e Sousa. Conclui que a experiência da Escola é uma importante referência para a educação do campo no estado, mesmo mediada pelas contradições e complexidades da sociedade capitalista.

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Publié-e

2018-09-27

Comment citer

SILVA, José jonas Borges da; SOUSA, Maria Leomar Pereira de.
A EDUCAÇÃO NO MST: um instrumento de luta revolucionária no campo
. Revista de Políticas Públicas, v. 22, p. 1213–1230, 27 sept. 2018 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/9862. Acesso em: 3 juill. 2024.