O FINANCIAMENTO ESPECULATIVO DOS GRANDES GRUPOS ECONÔMICOS NA ORIGEM DA CRISE DO REGIME DE ACUMULAÇÃO DE DOMINÂNCIA FINANCEIRA

Auteurs-es

  • Carlos Américo Leite Moreira Universidade Federal do Ceará

Mots-clés :

Regime de Acumulação. Grupos Econômicos. Fusão! Aquisição. Políticas de Estabilização

Résumé

Esse artigo procura mostrar que o financiamento especulativo dos grandes grupos econômicos origina-se da crise do regime de acumulação de dominância financeira. Uma premissa básica de analise apresentada é a de que os grandes grupos econômicos buscam, de todas as formas, oferecer rendimentos expressivos aos acionistas em troca de recursos obtidos a partir dos investimentos dos agentes nas bolsas de valores. Para defender o nível das ações, dirigentes foram estimulados a utilizar vários mecanismos, desde a recompra destas até a implementação de operações fraudulentas. Dessa forma, procuravam defender o valor de suas empresas, condição para continuar a obter novos financiamentos. Verifica-se essa mesma lógica nos países periféricos que buscam, através de suas políticas de estabilização, aparecer como circuitos de valorização patrimonial e financeiro, notadamente através dos mecanismos de fusão aquisição e das taxas de juros elevadas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2015-07-25

Comment citer

MOREIRA, Carlos Américo Leite. O FINANCIAMENTO ESPECULATIVO DOS GRANDES GRUPOS ECONÔMICOS NA ORIGEM DA CRISE DO REGIME DE ACUMULAÇÃO DE DOMINÂNCIA FINANCEIRA. Revista de Políticas Públicas, São Luís, v. 8, n. 2, p. 27–56, 2015. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/3758. Acesso em: 7 mai. 2026.

Numéro

Rubrique

Artigos - Dossiê Temático