ŽIŽEK, Slavoj. Violência: seis reflexões laterais. Tradução de Miguel Serras Pereira. São Paulo: Boitempo, 2014. 195 p.

Auteurs-es

  • Mary Ferreira Universidade Federal do Maranhão - UFMA

DOI :

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v18n2p539-542

Mots-clés :

Violência, Sociedade, Humanidade, Fundamentalismo

Résumé

Ao ser lançado no Brasil em abril de 2014 o livro Violência: seis reflexões laterais de Slavoj Žižek promoveu intensos debates e provocou polêmicas e reflexões, fato também notado em praticamente todos os países em que o livro foi lançado. O título por si só chama atenção pelo sentido direto, seco, intenso, embora tenha um subtítulo que amenize o peso ou crueza do título. Aparentemente era o que o autor se propunha neste ensaio em que manifesta sua crítica à sociedade pós-moderna, a partir de um olhar cuidadoso sobre vários episódios que marcaram profundamente a humanidade.
Suas referências centradas no pensamento de Karl Marx e Jacques Lacan denotam uma visão de mundo inquieta, inconformada, radical e contestadora a partir da qual dialoga com vários campos do saber como a filosofia, a sociologia, a política, a arte e, em especial, o cinema para criticar de forma direta o capitalismo, a globalização, a religião, os comunistas liberais que para Žižek (p.42) são considerados hoje “[...] o inimigo com que se defronta qualquer tipo de luta progressista.” - e os fundamentalistas cristãos ou muçulmanos, que são para o autor “[...] uma desgraça para o verdadeiro fundamentalista.” (p. 77).

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Mary Ferreira, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (1981), Especialização em Organização de Arquivos pela USP (1991), Especialização em Metodologia do Ensino Superior (UFMA, 1995); Mestrado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (1999) e doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista (2006). Fez Estágio doutoral na Universidade de Coimbra em Portugal.
Professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Téléchargements

Publié-e

2015-02-03

Comment citer

FERREIRA, Mary.
ŽIŽEK, Slavoj. Violência: seis reflexões laterais. Tradução de Miguel Serras Pereira. São Paulo: Boitempo, 2014. 195 p.
Revista de Políticas Públicas, v. 18, n. 2, p. 539–542, 3 févr. 2015 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/3160. Acesso em: 22 juill. 2024.