EXPRESSÕES DA “QUESTÃO SOCIAL” NA AMAZÔNIA: apontamentos sobre exploração mineral, saúde e envelhecimento

Auteurs-es

  • Gladson Rosas Hauradou
  • Luziene Batalha Lima
  • Greyssy Kelly Araujo de Souza
  • Dayana Feitosa Picanço
  • Leiliane Amazonas da Silva
  • Amanda Maciel Batista

DOI :

https://doi.org/10.18764/2178-2865v28nEp.2024.24

Mots-clés :

Serviço Social, questão social, políticas públicas, Amazônia.

Résumé

Neste artigo, refletimos sobre a “questão social” na Amazônia, a partir de três eixos centrais: a exploração mineral, a saúde em Parintins (AM) e o envelhecimento em Parintins (AM). O objetivo é problematizar as expressões da “questão social” na Amazônia, em suas distintas “Amazônias”, com enfoque nos processos de exploração mineral e aprofundamento das desigualdades sociais, territoriais e geracionais em curso na região. Do mesmo modo, refletimos sobre as nuances e as particularidades que as expressões da “questão social” adquirem na contemporaneidade ao nível local e regional. Finalmente, a proposta é construir uma reflexão crítica sobre a “questão social”, trazendo à luz elementos e categorias necessários à apreensão dos fenômenos na sua totalidade, bem como sobre as políticas públicas presentes na região acerca das temáticas supracitadas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2024-10-22

Comment citer

HAURADOU, Gladson Rosas; LIMA, Luziene Batalha; SOUZA, Greyssy Kelly Araujo de; PICANÇO, Dayana Feitosa; SILVA, Leiliane Amazonas da; BATISTA, Amanda Maciel.
EXPRESSÕES DA “QUESTÃO SOCIAL” NA AMAZÔNIA: apontamentos sobre exploração mineral, saúde e envelhecimento
. Revista de Políticas Públicas, v. 28, n. Especial, p. 410–429, 22 oct. 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/24479. Acesso em: 31 oct. 2024.