PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO, PANDEMIA COVID 19 E A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO NA PANDEMIA

Auteurs-es

  • Helena Hirata Universidade de São Paulo

DOI :

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v26nEp124-134

Mots-clés :

Precarização do Trabalho, Educação, Reforma Trabalhista

Résumé

A crise econômica, social, política, sanitária por que passa o Brasil afeta a população trabalhadora de maneira desigual, dadas as grandes desigualdades sociais – de classe social, de raça, de gênero – que se verifica no pais. Essas desigualdades são cumulativas: essa cumulatividade das desigualdades sociais é hoje conceitualizada sob a noção de «interseccionalidade» ou «consubstancialidade» das relações sociais. Por interseccionalidade ou consubstancialidade entendemos a interdependência das relações sociais de classe, de gênero e de raça enquanto relações de poder imbricadas. As cuidadoras, por exemplo, cumulam muitas vezes o fato de serem mulheres, negras e pobres. O trabalho na crise é caracterizado por três dimensões: um aumento da precarização, da informalidade e da intensificação do trabalho.

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Publié-e

2022-12-30

Comment citer

HIRATA, Helena.
PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO, PANDEMIA COVID 19 E A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO NA PANDEMIA
. Revista de Políticas Públicas, v. 26, n. Especial, p. 124–134, 30 déc. 2022 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/20264. Acesso em: 21 nov. 2024.