PROEJA E As REPERCUSSÕES SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE BENEFICIÁRIOS

Auteurs-es

  • Edinolia Lima Portela Universidade Federal do Maranhão - UFMA

DOI :

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v24n2p912-930

Mots-clés :

Egressos do Proeja, Problemática de jovens e adultos trabalhadores, Resultado de programas educativos, Jovens e adultos e escolarização

Résumé

Pesquisa social de natureza avaliativa baseada em informações qualitativas e quantitativas. Estuda o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - Proeja, desenvolvido pelo Instituto Federal do Maranhão (Ifma/ Campus Maracanã), entre os anos 2015/2017, com o objetivo de
avaliar as implicações do programa na vida dos egressos, focalizando a continuação dos seus estudos. Fundamenta-se à luz do pensamento de Minayo (1991), Sposito (2005) e Arendt (2009). Além disso, debruça-se sobre as orientações do documento que baliza o Proeja. Participaram da pesquisa 79 egressos e utilizaram-se, como instrumentais de pesquisa, a
entrevista aberta e o questionário. Os resultados revelam que, a despeito das inúmeras variáveis contextuais, o Proeja contribuiu para o prosseguimento dos estudos dos egressos.

Palavras-chave: Egressos do Proeja. Problemática de jovens e adultos trabalhadores. Resultado de programas educativos. Jovens e adultos e escolarização.

PROEJA AND THE REPERCUSSIONS ON THE SCHOOLING OF BENEFICIARIES

Abstract

Social research of an evaluative nature, based on qualitative and quantitative information. It studies the National Program for the Integration of Professional Education with Basic Education in the Youth and Adult Education Mode -Proeja, developed by the Federal Institute of Maranhão (Ifma) - Campus Maracanã, between the years 2015/2017, with the objective of evaluating
the implications of the program in the life of the egresses., focusing on the continuation of their studies. It is based on the thought of Minayo (1991); Sposito (2005) and Arendt (2009). In addition, it focuses on the guidelines of the Document that guides Proeja. 79 graduates participated and the open interview and the questionnaire were used as research tools. The results of the research reveal that, in spite of the innumerable contextual variables, Proeja contributed to the continuation of the studies of the graduates.

Keywords: Graduates of Proeja. Issues of young and adult workers. Result of educational programs. Youth and adults and schooling.

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Biographie de l'auteur-e

Edinolia Lima Portela, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia, com estudos em avaliação de politica educativa, cidadania e juventude. Professora Adjunta do Departamento de Educação II, Curso de Pedagogia nas áreas de Jovens e Adultos,Formação do Educador e Fundamentos da Educação. Coordenadora do Curso de Especialização em Metodologia do Ensino Superior -CEMES.

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Publié-e

2020-12-27

Comment citer

PORTELA, Edinolia Lima.
PROEJA E As REPERCUSSÕES SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE BENEFICIÁRIOS
. Revista de Políticas Públicas, v. 24, n. 2, p. 912–930, 27 déc. 2020 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/14510. Acesso em: 3 nov. 2024.