CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS E AS FRONTEIRAS DA CIÊNCIA: os arrabaldes da educação superior brasileira
Mots-clés :
Políticas Públicas, Permeabilidade do Estado, Política EducacionalRésumé
Este artigo tem como objetivo analisar os meandros que conformam o Programa Ciência sem Fronteiras, destacando o papel das comunidades científicas no direcionamento dessa política educacional. A análise crítica se apoia no diagnóstico de que as políticas públicas nesse campo são marcadamente frágeis, resultado de uma esfera pública de decisão concentrada nas mãos de poucos indivíduos e grupos, o que acaba cerceando a participação de diversos outrosatores em todo o ciclo da política. Focaliza a dicotomia das ações governamentais que, por um lado, busca uma ciência de fronteira e, por outro, negligencia o próprio desenvolvimento da universidade e da sociedade brasileira. Por fim, apresenta uma análise epistemológica desse processo.Palavras-chave: Políticas públicas, permeabilidade do Estado, política educacional.SCIENCE WITHOUT BORDERS AND BOUNDARIES OF SCIENCE: the peripheries of brazilian higher educationAbstract: This paper aims to analyze the intricacies that make up the Brazilian government’s Science without Borders program, highlighting the role of scientific communities in the direction of educational policy. The review is based on the diagnosis that public policies in this field are very fragile, as the result of a public sphere of decision concentrated in the hands of a few individuals and groups, which ends up restricting the participation of several other actors throughout thepolicy cycle. It presents the dichotomy of Brazilian government actions that on the one hand seeks a frontier science and, on the other hand, hinders the development of the university and the Brazilian society. Finally, it presents an epistemological review of this process.Key words: Public policies, permeability of State, educational policy.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publié-e
2013-08-01
Comment citer
SANTOS JUNIOR, Jorge Luiz dos.
CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS E AS FRONTEIRAS DA CIÊNCIA: os arrabaldes da educação superior brasileira
. Revista de Políticas Públicas, v. 16, n. 2, p. 341–351, 1 août 2013 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/1415. Acesso em: 22 nov. 2024.Numéro
Rubrique
Artigos - Dossiê Temático
Licence
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
REVISTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas)
- Declaro que participei da elaboração do trabalho referido, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela RPP;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a RPP, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à RPP é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.