RELAÇÕES RACIAIS, DEPENDÊNCIA E SUPEREXPLORAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO BRASILEIRA
DOI :
https://doi.org/10.18764/2178-2865.v24n2p689-702Mots-clés :
Relações raciais, Dependência, Superexploração da força de trabalhoRésumé
Este artigo trata das relações raciais no Brasil em sua relação com a dependência brasileira aos países capitalistas mais desenvolvidos e a superexploração da força de trabalho. Para tanto, realiza uma revisão bibliográfica, utilizando autores que versam sobre as particularidades da formação social brasileira, bem como as contribuições de Ruy Mauro Marini sobre a Teoria Marxista da Dependência (TMD). Utiliza, ainda, alguns dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a condição de vida e trabalho de negros e pardos na cena contemporânea. Conclui que a categoria superexploração da força de trabalho, como fundamento da dependência das economias periféricas, é um caminho de análise para conhecer e propor alternativas emancipatórias à situação do trabalhador brasileiro da atualidade que vivencia desigualdades de ordem econômica, social e racial.
Palavras-chave: Relações raciais. Dependência. Superexploração da força de trabalho.
RACIAL RELATIONS, DEPENDENCE AND OVEREXPLOITATION OF THE BRAZILIAN LABOR FORCE
Abstract
This article deals with race relations in Brazil in relation to Brazilian dependence on more developed capitalist countries and the overexploitation of the workforce. To this end, it is performed a bibliographic review, using authors who deal with the particularities of Brazilian social formation, as well as Ruy Mauro Marini's contributions about the Marxist Theory of Dependence (TMD). It is also used some data from the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) about the condition of life and work of blacks and browns in the contemporary scene. Concludes that, the category of overexploitation of the workforce, as the basis for the dependence of peripheral economies, is a path of analysis to know and propose emancipatory alternatives to the situation of Brazilian workers today who experience economic, social and racial inequalities.
Keywords: Race relations. Dependence. Overexploitation of the workforce.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
REVISTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas)
- Declaro que participei da elaboração do trabalho referido, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela RPP;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a RPP, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à RPP é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.