A CONFIGURAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL E O TRABALHO DOCENTE
Mots-clés :
Banco Mundial, Educação Básica, Trabalho DocenteRésumé
O artigo discute a intervenção do Banco Mundial nas políticas públicas para a educação básica, especialmente a partir dos anos 1990, nos países considerados periféricos, como o Brasil, em decorrência de exigências postas pelo capital em sua crise estrutural. A investigação partiu da análise da essência do fenômeno, mediante apreensão datotalidade, compreendida como a reconfiguração do Estado brasileiro e suas repercussões na educação, pesquisando as mudanças a partir das demandas apresentadas pelas reformas instituídas pelo MEC, sobre a atividade docente. A intervenção do Banco Mundial nas reformas da educação básica no Brasil, vem promovendo a reestruturação do trabalho docente, impondo novas exigências à sua atuação, em uma clara precarização e intensificação do trabalho docente.Palavras-chave: Banco Mundial, educação básica, trabalho docente.THE SETTING OF PUBLIC POLICIES FOR BASIC EDUCATION AND TEACHING WORK IN BRAZILAbstract: This article discusses the World Bank intervention in public policies for basic education,since the 1990s, especially in the considered peripheral countries such as Brazil, due to demands made by the capital in its structural crisis. The investigation was based on the analysis of the essence of the phenomenon, by seizing the whole, understood as the reconfiguration of the Brazilian state and its impact on education, researching the changes from the demands presentedby the reforms instituted by the MEC on the teaching activity. The World Bank intervention in the reform of basic education in Brazil has been promoting the restructuring of teachers 'work by imposing new requirements for its operations in a clear casualization and intensification of teachers' work.Key words: World Bank, basic education, teaching work.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publié-e
2013-08-01
Comment citer
MOREIRA, Carlos José de Melo; SOUZA, Michele Borges de; CARNEIRO, Verônica Lima.
A CONFIGURAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL E O TRABALHO DOCENTE
. Revista de Políticas Públicas, v. 16, n. 2, p. 307–315, 1 août 2013 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/1408. Acesso em: 22 nov. 2024.Numéro
Rubrique
Artigos - Dossiê Temático
Licence
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
REVISTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas)
- Declaro que participei da elaboração do trabalho referido, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela RPP;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a RPP, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à RPP é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.