SOCIEDADE CIVIL E BASES DA EDUCAÇÃO: novo tempo para manifestos ou manifestos para novo tempo?

Auteurs-es

  • Urânia Flores da Cruz Freitas Universidade Federal do Maranhão - UFMA

DOI :

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v23n2p695-715

Mots-clés :

Desenvolvimento, Manifestos da educação, Sociedade civil, Desigualdades, Ação pública

Résumé

Este artigo evidencia historicamente as desigualdades e as ações da sociedade civil inscritas nos manifestos da educação brasileira. Advindo de estudo teórico, pesquisa bibliográfica e documental tem por objetivo analisar como este Ator Rede entendeu e reagiu ao processo de desenvolvimento brasileiro e suas relações no campo da educação. Aponta que os escritos serviram de aporte para a compreensão da conjuntura de cada tempo histórico, pois trazem o cenário em que se inseriram as lutas e as conquistas. Revela como esses atores perceberam ou não as bases que estruturaram a educação no Brasil, como também, a importância dos instrumentos políticos de ação pública. Enfatiza como o movimento histórico das bases de estruturação educacional e social ajuda a pensar a atualidade política.

Palavras-chave: Desenvolvimento. Manifestos da educação. Sociedade civil. Desigualdades. Ação pública.

CIVIL SOCIETY AND THE BASIS OF EDUCATION: new time for manifestos or manifestos for a new time?

Abstract

This article evidences historically the inequalities and the actions of the civil society inscribed in the Brazilian education manifestos. Based on a theoretical study, bibliographical and documentary research, it aims to analyze how this ActorNetwork understood and reacted to the Brazilian development process and its relations in the field of education. It points out that the writings served as a contribution to the understanding of the conjuncture of each historical time because they bring the scenario in which they entered, the struggles and the achievements. It reveals how these actors perceived or not the basis that structured education in Brazil, as well as the importance of the political instruments of public action. It also emphasizes how the historical movement of the basis of educational and social structure can contribute on reflect upon the current political time.

Keywords: Development. Education manifestos. Civil society. Inequalities. Public action.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2019-12-23

Comment citer

FREITAS, Urânia Flores da Cruz.
SOCIEDADE CIVIL E BASES DA EDUCAÇÃO: novo tempo para manifestos ou manifestos para novo tempo?
. Revista de Políticas Públicas, v. 23, n. 2, p. 695–715, 23 déc. 2019 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/13082. Acesso em: 19 déc. 2024.