NARRATIVAS SOBRE O DIREITO À EDUCAÇÃO EM DISPUTA: luzes antropológicas para compreender as mobilizações juvenis

Auteurs-es

  • Valdeci Reis

DOI :

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v23n2p586-604

Mots-clés :

Juventude, Neoliberalismo, Participação social, Etnografia, América Latina

Résumé

Estudo etnográfico, com revisão de literatura sobre a construção social do conceito juventude, tem como objetivo relatar e analisar narrativas juvenis em torno do direito à educação. A análise empírica seleciona duas ondas de mobilizações protagonizadas por jovens estudantes: Atos em defesa das Universidades e Institutos Federais ocorridos na cidade de Florianópolis-SC; Na capital da Argentina, Buenos Aires, a narrativa etnográfica se debruça na análise de mobilizações protagonizadas por jovens portenhos que tomaram as ruas exigindo a manutenção da Ley Nacional de Educación, além de se posicionarem radicalmente contra as medidas de austeridade anunciadas pelo Governo Maurício Macri. A análise dos dados etnográficos aponta que a pauta em defesa da educação é capaz de unir coletivos e organizações dos mais variados espectros ideológicos.

Palavras-chave: Juventude. Neoliberalismo. Participação social. Etnografia. América Latina.

NARRATIVES ON THE RIGHT TO EDUCATION IN DISPUTE: anthropological lights to understand youth mobilizations

Abstract

Ethnographic study, with a review of the literature on the social construction of the concept of youth, in order to report and analyze youth narratives around the right to education.The empirical analysis selected two waves of mobilizations carried out by young students: Acts in defense of public educational institutions occurred in the city of Florianópolis-SC, Brazil;In the capital of Argentina, Buenos Aires, the ethnographic narrative focused on the analysis of mobilizations carried out by young people who went to the streets demanding the maintenance of the “National Education Law”, as well as to stand radically
against the austerity measures announced by the MaurícioMacri Government. The analysis of the ethnographic data indicates that the agenda in defense of education is capable of uniting collectives and organizations affiliated to the most
diverse ideological currents.

Keywords: Youth. Neoliberalism. Social participation. Ethnography. Latin America.

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Publié-e

2019-12-23

Comment citer

REIS, Valdeci.
NARRATIVAS SOBRE O DIREITO À EDUCAÇÃO EM DISPUTA: luzes antropológicas para compreender as mobilizações juvenis
. Revista de Políticas Públicas, v. 23, n. 2, p. 586–604, 23 déc. 2019 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/13075. Acesso em: 19 déc. 2024.