A GESTÃO DA POLÍTICA EDUCACIONAL DA CIDADE DE SÃO PAULO (1989-1992)

Autores/as

  • Manira Aboud Santos USP

Palabras clave:

Democratização da Gestão -Conselhos de Escola

Resumen

Sintetiza-se neste trabalho a reflexão feita sobre a Etemocratizaçao da Gestão da política educacional do Governo petista da cidade de São Paulo: 1989-1992j através dos processos de descentralização e de participação popular. Inferiu-se a obtenção de acesso gradual, por parte da população usuária da rede de ensino, às decisões que se davam nos Conselhos de Escola (CES) e nos Conselhos de Representantes de Conselhos de Escola (CRECES), instituídos de forma intrínseca à reorganização político-administrativa da Secretaria Municipal de Educação (SME). Concluiu-se, outrossim, que o Partido dos Trabalhadores (PT) iniciou, sobretudo em 1992, a definição da política educacional sob a forma congestionaria, o que se consubstanciou na interferência das classes populares na formulação da proposta orçamentária da SME.

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Publicado

2015-07-23

Cómo citar

SANTOS, Manira Aboud.
A GESTÃO DA POLÍTICA EDUCACIONAL DA CIDADE DE SÃO PAULO (1989-1992)
. Revista de Políticas Públicas, v. 3, n. 1, p. 9–28, 23 jul. 2015 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/3671. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos - Dossiê Temático