DEMOCRACIA DO BOATO

a era da pós-verdade e os desafios para a cidadania

Autores/as

  • Isis Maria da Graça Ferreira Santos Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Arnaldo Provasi Lanzara
  • Soraia Marcelino Vieira Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v26n1p115-132

Palabras clave:

Democracia, Pós-verdade, Comunicação, Cidadania, Desafios

Resumen

O artigo analisa o valor da verdade nas sociedades pós-modernas e discute em que medida a verdade se torna abstrata ou de pouca importância. O estudo debate os desafios enfrentados pela cidadania e como os espaços públicos estão sendo ameaçados pelas novas tecnologias e mídias. Em tempos de desinformação, como a comunicação influencia o exercício da cidadania e, especificamente, o voto e a concretização de políticas públicas. A ignorância e a informação, unem-se a poderosas estruturas manipulativas radicadas em instrumentos tecnológicos. A “pós-verdade” surge como conceito curinga para compreender as dinâmicas que assolam as democracias.O estudo adota a pesquisa exploratória e bibliográfica, e conclui que é necessária a reflexão acerca de qual democracia se descortina e quais são os instrumentos democráticos capazes de se sobrepor à ausência de neutralidade e imparcialidade midiática.

 

 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Isis Maria da Graça Ferreira Santos, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduada em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com a realização de mobilidade acadêmica de um ano na Pontifícia Universidad Católica de Chile (PUC - Chile). Mestre em Diplomacia e Relações Internacionais pela Escola Diplomática de Madrid (MAEC - Espanha). Ademais, possui Especialização em Ciência Política (UCAM) e é mestranda no curso de Mestrado Profissional em Administração Pública na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Rede Nacional (PROFIAP).

Arnaldo Provasi Lanzara

Doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos - IESP/UERJ, Mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - IUPERJ e Graduado em Administração Pública pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Araraquara.

Soraia Marcelino Vieira, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professora Adjunta na Universidade Federal Fluminense (UFF) e Membro titular da Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales España - Flacso - ES

Publicado

2022-08-18

Cómo citar

SANTOS, Isis Maria da Graça Ferreira; LANZARA, Arnaldo Provasi; VIEIRA, Soraia Marcelino.
DEMOCRACIA DO BOATO: a era da pós-verdade e os desafios para a cidadania
. Revista de Políticas Públicas, v. 26, n. 1, p. 115–132, 18 ago. 2022 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/19559. Acesso em: 20 dic. 2024.