CINEMA: uma forma de reflexão filosófica
Palabras clave:
Ensino de filosofia, Cinema, Conceito-ideia, Conceito-imagemResumen
O ensino de filosofia é obrigatório. Partindo dessa realidade, este trabalho aborda o histórico de luta da disciplina dentro do currículo escolar do Ensino Médio – da primeira lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) até a lei 11.684 de 2008 – e a importância do cinema como prática pedagógica através da obra de Cabrera (2006), “O cinema Pensa”. Destaca duas formas de desenvolvimento da reflexão filosófica: o conceito-ideia e o conceito-imagem para, em seguida, fazer uma análise do filme O cheiro do ralo (2007), verificando como o conceito de fetichismo da mercadoria pode ser abordado através dele e, em que medida as proposições de Cabrera aplicam-se, ou não, ao filme em questão. Assim, este trabalho reconhece que não basta que a disciplina filosofia seja obrigatória; é preciso garantir que ela seja ensinadaefetivamente e de modo significativo, sendo o cinema uma alternativa.
Palavras-chave: Ensino de filosofia, cinema, conceito-ideia, conceito-imagem.
CINEMA: a way of philosophical reflection
Abstract: Teaching Philosophy is mandatory. For this reason, this work is about the struggle for teaching Philosophy in High School – relying on the national statute of education called “Primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)” and the Law 11.684 of 2008 - and the importance of cinema as a pedagogical practice through the work of Cabrera (2006) “O Cinema Pensa”. This work highlights two shapes of developing philosophical reflection: the concept-idea and concept-image in order to, thereafter, make an analysis of the film “O cheiro do ralo” (2007), checking how the concept of commodity fetishism can be approached through it, and to what extent Cabrera propositions apply to the referenced film or not. Finally, this work recognizes that not only the inclusion of Philosophy teaching in schools are important but we must guarantee its effectiveness and a good performance, being cinema an alternative.
Key words: Philosophy teaching, cinema, concept-idea, concept-image.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Cómo citar
DE BASTIANI, Tânia Mara; MORAES, Simone Becher Araujo.
CINEMA: uma forma de reflexão filosófica
. Revista de Políticas Públicas, v. 16, n. 2, p. 473–479, 1 ago. 2015 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/1535. Acesso em: 22 nov. 2024.Número
Sección
Artigos - Temas livres
Licencia
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
REVISTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas)
- Declaro que participei da elaboração do trabalho referido, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela RPP;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a RPP, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à RPP é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.