FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011. - POR QUE CONTINUAR LENDO PEDAGOGIA DO OPRIMIDO?
Palabras clave:
Resenha. Pedagogia do Oprimido. Paulo FreireResumen
O livro Pedagogia do oprimido chega à sua 50ªedição. Em 2001, o Instituto Paulo Freire, com sede
em São Paulo, recebeu o fac-símile dos manuscritos
deste livro cuja história começa em 1968, quando Paulo Freire entregou a Jacques Chonchol, diretor do Instituto Chileno de Reforma Agrária (ICIRA), onde Paulo Freire trabalhava. No ano seguinte, ele sairia do Chile, passando quase um ano na
Universidade de Harward, nos Estados Unidos e, depois, se estabelecendo em Genebra, no Conselho Mundial de Igrejas, de onde regressou ao Brasil dez anos depois, completando 16 anos de exílio. Depois que ele entregou os manuscritos a Chonchol nunca mais os viu, pois não ficou com nenhuma cópia.
No final de sua vida, desejando revê-los, tinha a intenção de escrever a Jacques Chonchol para obter uma cópia, mas faleceu logo depois, sem conseguir realizar esse sonho.
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Cómo citar
GADOTTI, Moacir.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011. - POR QUE CONTINUAR LENDO PEDAGOGIA DO OPRIMIDO?
. Revista de Políticas Públicas, v. 16, n. 2, p. 459–461, 1 ago. 2015 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/1533. Acesso em: 25 nov. 2024.Número
Sección
Resenha
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
REVISTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS
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