POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E A DEMOCRATIZAÇÃO DO SABER: Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros da UFMA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v24n2p898-911

Palabras clave:

Políticas públicas educacionais, Histórias e culturas africanas e afro-brasileiras, Estudos africanos, Educação e relações étnico-raciais

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar as políticas públicas educacionais desenvolvidas pelo governo federal brasileiro para a inclusão das Histórias e Culturas Africanas e Afro-Brasileiras, no período 2003-2019. A Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, inaugurada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em 2015, é perscrutada
enquanto uma possibilidade de ação afirmativa que colabora para a implementação da Lei nº 10.639/2003 e para a democratização do saber. A legislação federal que afirmou a obrigatoriedade de os currículos inserirem essas Histórias e Culturas e os documentos da Licenciatura são as fontes de informações principais.

Palavras-chave: Políticas públicas educacionais. Histórias e culturas africanas e afro-brasileiras. Estudos africanos. Educação e relações étnico-raciais.

EDUCACIONAL PUBLIC POLICIES AND THE DEMOCRATIZATION OF KNOWLEDGE: Degree in African Studies and Afro-Brazilian of UFMA

Abstract

This article aims to analyze the educational public policies developed by the Brazilian federal government for the inclusion of African and Afro - Brazilian Histories and Cultures in the period 2003-2019. The Interdisciplinary Degree in African and AfroBrazilian Studies, inaugurated by the Federal University of Maranhão (UFMA) in 2015, is examined as a possibility of affirmative action that contributes to the democratization of knowledge. Federal legislation that mandated curricula to enter such Stories and Cultures, such as Law No. 10,639 / 2003 and its correlates, and the Licensure documents are the primary
sources of information.

Keywords: Educational public policies. African and afro-brazilians stories and cultures. African studies. Education and ethnic-racial relations.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcelo Pagliosa Carvalho, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Educação (USP). Professor da Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (UFMA).

Tanielle Cristina dos Anjos Abreu, Universidade Federal do Maranhão

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão.

Publicado

2020-12-27

Cómo citar

CARVALHO, Marcelo Pagliosa; ABREU, Tanielle Cristina dos Anjos.
POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E A DEMOCRATIZAÇÃO DO SABER: Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros da UFMA
. Revista de Políticas Públicas, v. 24, n. 2, p. 898–911, 27 dic. 2020 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/13338. Acesso em: 23 nov. 2024.