Instrumentalização da fé e da religião: a racionalidade e a irracionalidade do sagrado no Brasil contemporâneo

Autores

  • Marinina Gruska Benevides Universidade Estadual do Ceará
  • Gerson Augusto de Oliveira Júnior Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v29n2.2025.51

Palavras-chave:

religão e política, eleições presidenciais brasileiras, desmonte de políticas públicas

Resumo

O artigo analisa a instrumentalização da fé e da religião na política brasileira, com foco nas duas últimas eleições presidenciais, a partir de uma pesquisa bibliográfica e do levantamento de fatos e dados divulgados na imprensa e em sites especializados. Inicialmente, o estudo apresenta reflexões teóricas sobre a racionalidade e a irracionalidade do fenômeno religioso, destacando seu potencial tanto para a mobilização coletiva quanto para a legitimação de projetos políticos. Discute a crescente influência da religião no cenário político nacional, com ênfase no papel dos evangélicos como protagonistas de pautas conservadoras e de apoio a determinadas candidaturas. Exemplos concretos ilustram como a fé foi mobilizada em discursos, alianças e estratégias eleitorais, configurando um campo de disputa simbólica em que líderes religiosos atuam como mediadores entre fiéis e candidatos. A análise revela que a instrumentalização da religião se consolidou como um fator determinante no jogo político recente, não apenas na conquista de votos, mas também na construção de narrativas que reforçam identidades e polarizações, com impactos diretos e indiretos na formulação e execução de políticas públicas. O artigo conclui que o fenômeno reflete a complexa interseção entre fé, poder e representatividade, lançando luz sobre os desafios de um Estado laico diante da crescente influência de atores religiosos no debate público e no governo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, J. E D., CAVENAGHI, S., BARROS, L. F. W., & CARVALHO, A. A. Distribuição espacial da transição religiosa no Brasil. Tempo Social, 29(2), 215-242. Disponível em: REVISTAS.USP. SP.

AL VES, Rubem. O que é Religião? São Paulo: Ars Poética Editora, 1984.

______. O Enigma da religião. São Paulo: Paulinas, 1975.

BERGER, Peter L. O dossel sagrado: elementos para uma teoria sociológica da religião. São Paulo: Paulus, 1985.

______. Rumor de Anjos: a sociedade moderna e a redescoberta do sobrenatural. Tradução de José Carlos Barcelos. Petrópolis: Editora Vozes, 2018

DOUGLAS, Mary. Pureza e Perigo: uma análise de conceitos de poluição e tabu. Tradução de Margarida Vale de Gato. Lisboa: Edições 70, 1991.

DUMONT, Louis. O individualismo: uma perspectiva antropológica da ideologia moderna – elementos para uma teoria da religião. Tradução de Lígia S. Junqueira. Rio de Janeiro: Rocco, 1987.

DURKHEIM, Émile. As formas elementares da vida religiosa - o sistema totêmico na Austrália. Tradução de Paulo Neves. São Paulo, Martins Fontes, 1996.

ELIADE, Mircea. Imagens e símbolos: ensaio sobre o simbolismo mágico-religioso. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

____________. O sagrado e o profano. Tradução de José Carlos de Lima. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

____________. Tratado de história das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

FREUD, Sigmund. Totem e Tabu. Tradução de Paulo Cesar de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

______. O Futuro de uma Ilusão. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

GIDDENS, Anthony. Sociologia. Tradução de Sandra Regina Netx. 4ª. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

MESLIN, Michel. Fundamentos de Antropologia Religiosa - A experiência humana do divino. Tradução de Orlando dos Reis. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

MORIN, Edgar. O método 1: a natureza da natureza. 4ª. ed. Tradução de Maria Alice Sampaio Dória e Edgard de Assis de Carvalho. Porto Alegre: Sulina, 2005.

OTTO, Rudolf. O sagrado: os aspectos irracionais na ideia do divino e sua relação com o racional. Tradução de Rubens Rusche. São Paulo: Editora Vozes, 2010.

TYLOR, Edward B. Cultura Primitiva: pesquisas sobre o desenvolvimento da mitologia, filosofia, religião, linguagem, arte e costumes. Tradução de Marina Laís Fonseca São Paulo: Editora Italiana, 1973.

WEBER, Max. Economia e Política: fundamentos da Sociologia Compreensiva. Tradução de Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa. Brasília: Editora UNB, 1999.

______. A ética protestante e o espírito do capitalismo. Tradução de José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

Downloads

Publicado

2025-12-19

Como Citar

BENEVIDES, Marinina Gruska; OLIVEIRA JÚNIOR, Gerson Augusto de.
Instrumentalização da fé e da religião: a racionalidade e a irracionalidade do sagrado no Brasil contemporâneo
. Revista de Políticas Públicas, v. 29, n. 2, p. 935–954, 19 Dez 2025 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/26199. Acesso em: 9 jan 2026.