SERVIÇO SOCIAL DA TERRA: desafios na construção da educação do campo
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2865v28nEp.2024.42Palavras-chave:
Serviço social da terra, educação do campo, lutas de classesResumo
Este artigo é resultado da síntese da mesa coordenada apresentada durante a XI Jornada Internacional de Políticas Públicas. Seu objetivo é compartilhar as experiências das três turmas dos cursos de Serviço Social implementados pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). Esses cursos foram realizados na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), concluídos em 2015, na Universidade Estadual do Ceará (UECE), com turma formada em 2018, e na Universidade Federal do Tocantins (UFT), atualmente em desenvolvimento. A mesa abordou vivências cotidianas dos cursos, destacando tanto os progressos alcançados quanto os desafios enfrentados e a repercussão na vida das(os) educandas(os), que são significativos para o Serviço Social, as instituições de ensino e os movimentos sociais. Esses cursos estão capacitando profissionais para uma intervenção profissional de vital importância e, principalmente, para participação ativa nas lutas por transformações sociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
REVISTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas)
- Declaro que participei da elaboração do trabalho referido, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela RPP;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a RPP, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à RPP é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.