SERVIÇO SOCIAL DA TERRA: desafios na construção da educação do campo

Autores

  • Maria Helena Cariaga
  • Maria José Antunes da Silva
  • Josenice Ferreira dos Santos Araújo
  • Rosemary Negreiros de Araújo
  • Ingrid Karla da Nóbrega Beserra
  • Maristela Dal Moro
  • Elaine Martins Moreira
  • Virgínia Márcia Assunção Viana
  • Liana Brito de Castro Araújo
  • Maria Cristina de Queiroz Nobre
  • Adinari Moreira de Sousa
  • Laura Maria Cunha

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865v28nEp.2024.42

Palavras-chave:

Serviço social da terra, educação do campo, lutas de classes

Resumo

Este artigo é resultado da síntese da mesa coordenada apresentada durante a XI Jornada Internacional de Políticas Públicas. Seu objetivo é compartilhar as experiências das três turmas dos cursos de Serviço Social implementados pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). Esses cursos foram realizados na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), concluídos em 2015, na Universidade Estadual do Ceará (UECE), com turma formada em 2018, e na Universidade Federal do Tocantins (UFT), atualmente em desenvolvimento. A mesa abordou vivências cotidianas dos cursos, destacando tanto os progressos alcançados quanto os desafios enfrentados e a repercussão na vida das(os) educandas(os), que são significativos para o Serviço Social, as instituições de ensino e os movimentos sociais. Esses cursos estão capacitando profissionais para uma intervenção profissional de vital importância e, principalmente, para participação ativa nas lutas por transformações sociais.

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Publicado

2024-10-22

Como Citar

CARIAGA, Maria Helena; SILVA, Maria José Antunes da; ARAÚJO, Josenice Ferreira dos Santos; ARAÚJO, Rosemary Negreiros de; BESERRA, Ingrid Karla da Nóbrega; MORO, Maristela Dal; MOREIRA, Elaine Martins; VIANA, Virgínia Márcia Assunção; ARAÚJO, Liana Brito de Castro; NOBRE, Maria Cristina de Queiroz; SOUSA, Adinari Moreira de; CUNHA, Laura Maria.
SERVIÇO SOCIAL DA TERRA: desafios na construção da educação do campo
. Revista de Políticas Públicas, v. 28, n. Especial, p. 745–763, 22 Out 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/24527. Acesso em: 21 dez 2024.