FACETAS DA PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: ofensivas ultraneoliberais e ultraconservadoras no Brasil

Autores

  • Andreia Gomes da Cruz
  • Aline de Carvalho Moura
  • Luciane da Silva Nascimento
  • Kleyton Vieira Sales Costa
  • Inny Bello Accioly

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865v28nEp.2024.25

Palavras-chave:

Ensino superior, trabalho docente, precarização do trabalho.

Resumo

O artigo objetiva apresentar reflexões acerca da exploração do trabalho docente no ensino superior, analisando as facetas da precarização e a destituição da autonomia pedagógica à luz do debate marxista sobre a “coisificação”. Através de uma pesquisa bibliográfica e documental, a investigação abarcou o fenômeno da precarização do trabalho tanto nas instituições públicas quanto nas privadas, apontando suas facetas, como o rebaixamento salarial, a precariedade dos contratos de trabalho, a plataformização do trabalho pelo uso de tecnologias digitais, a refuncionalização da universidade, a desvalorização, o cerceamento pedagógico e as ameaças à vida. Compreende-se que a atuação conjugada das frentes ultraneoliberal e ultraconservadora representa um ataque frontal ao direito à educação no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-10-22

Como Citar

CRUZ, Andreia Gomes da; MOURA, Aline de Carvalho; NASCIMENTO, Luciane da Silva; COSTA, Kleyton Vieira Sales; ACCIOLY, Inny Bello.
FACETAS DA PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: ofensivas ultraneoliberais e ultraconservadoras no Brasil
. Revista de Políticas Públicas, v. 28, n. Especial, p. 430–444, 22 Out 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/24480. Acesso em: 31 out 2024.