EXPRESSÕES DA “QUESTÃO SOCIAL” NA AMAZÔNIA: apontamentos sobre exploração mineral, saúde e envelhecimento

Autores

  • Gladson Rosas Hauradou
  • Luziene Batalha Lima
  • Greyssy Kelly Araujo de Souza
  • Dayana Feitosa Picanço
  • Leiliane Amazonas da Silva
  • Amanda Maciel Batista

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865v28nEp.2024.24

Palavras-chave:

Serviço Social, questão social, políticas públicas, Amazônia.

Resumo

Neste artigo, refletimos sobre a “questão social” na Amazônia, a partir de três eixos centrais: a exploração mineral, a saúde em Parintins (AM) e o envelhecimento em Parintins (AM). O objetivo é problematizar as expressões da “questão social” na Amazônia, em suas distintas “Amazônias”, com enfoque nos processos de exploração mineral e aprofundamento das desigualdades sociais, territoriais e geracionais em curso na região. Do mesmo modo, refletimos sobre as nuances e as particularidades que as expressões da “questão social” adquirem na contemporaneidade ao nível local e regional. Finalmente, a proposta é construir uma reflexão crítica sobre a “questão social”, trazendo à luz elementos e categorias necessários à apreensão dos fenômenos na sua totalidade, bem como sobre as políticas públicas presentes na região acerca das temáticas supracitadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-10-22

Como Citar

HAURADOU, Gladson Rosas; LIMA, Luziene Batalha; SOUZA, Greyssy Kelly Araujo de; PICANÇO, Dayana Feitosa; SILVA, Leiliane Amazonas da; BATISTA, Amanda Maciel.
EXPRESSÕES DA “QUESTÃO SOCIAL” NA AMAZÔNIA: apontamentos sobre exploração mineral, saúde e envelhecimento
. Revista de Políticas Públicas, v. 28, n. Especial, p. 410–429, 22 Out 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/24479. Acesso em: 21 dez 2024.