PERSPECTIVA DECOLONIAL PARA PROMOÇÃO DA ALTERIDADE E DIFERENÇA NO CURRÍCULO DOS MESTRADOS E DOUTORADOS PROFISSIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2865.v28n1.2024.11Palavras-chave:
Pensamento decolonial, alteridade e diferença, curriculo, mestrados/doutorados profissionaisResumo
O artigo apoia-se no pensamento decolonial para demonstrar a efetividade das práticas educativas promotoras de alteridade e diferença nos produtos dos mestrados (consolidados) e doutorados (em consolidação, o que limita a análise efetiva dos produtos) profissionais, problematizando os desafios inerentes à construção dos currículos críticos frente à diversidade sociocultural, econômica e histórica brasileira. Critica o currículo tradicional, que desconsidera a diversidade dos sujeitos educativos. A modalidade profissional opõe-se à educação bancária, ao observar e intervir na realidade, explicitando a necessidade de política pública. A abordagem é qualitativa, bibliográfica e documental. Analisa dois PPG Profissionais, um do Nordeste e outro do Sudeste, constatando que a temática negra é mais discutida que indígenas e LGBTQIAPN+. Conclui que urge a necessidade de pensar a inclusão dos invisibilizados nos currículos.
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
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