PERSPECTIVA DECOLONIAL PARA PROMOÇÃO DA ALTERIDADE E DIFERENÇA NO CURRÍCULO DOS MESTRADOS E DOUTORADOS PROFISSIONAIS

Autores

  • Walter Rodrigues Marques
  • Maria José Albuquerque Santos

Palavras-chave:

Pensamento decolonial, alteridade e diferença, curriculo, mestrados/doutorados profissionais

Resumo

O artigo apoia-se no pensamento decolonial para demonstrar a efetividade das práticas educativas promotoras de alteridade e diferença nos produtos dos mestrados (consolidados) e doutorados (em consolidação, o que limita a análise efetiva dos produtos) profissionais, problematizando os desafios inerentes à construção dos currículos críticos frente à diversidade sociocultural, econômica e histórica brasileira. Critica o currículo tradicional, que desconsidera a diversidade dos sujeitos educativos. A modalidade profissional opõe-se à educação bancária, ao observar e intervir na realidade, explicitando a necessidade de política pública. A abordagem é qualitativa, bibliográfica e documental. Analisa dois PPG Profissionais, um do Nordeste e outro do Sudeste, constatando que a temática negra é mais discutida que indígenas e LGBTQIAPN+. Conclui que urge a necessidade de pensar a inclusão dos invisibilizados nos currículos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walter Rodrigues Marques

Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo; Mestre em Educação, bacharel em Ciências Sociais e licenciado em Educação Artística pela Universidade Federal do Maranhão; Licenciado em Física pela Universidade Estadual do Maranhão; psicólogo pela Faculdade Pitágoras; Professor de Arte na Secretaria de Estado da Educação do Maranhão. Pesquisa: indígenas e o contato; educação museal; arte/educação; arqueologia/antropologia; cerâmica; artes visuais.Bolsista FAPEMA

Maria José Albuquerque Santos

Pós-doutorado em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG/ Faculdade de Educação/FAE; Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão. Docente na Universidade Federal do Maranhão. Docente no Programa de PósGraduação em Gestão do Ensino da Educação Básica.

Downloads

Publicado

2024-07-11

Como Citar

MARQUES, Walter Rodrigues; SANTOS, Maria José Albuquerque.
PERSPECTIVA DECOLONIAL PARA PROMOÇÃO DA ALTERIDADE E DIFERENÇA NO CURRÍCULO DOS MESTRADOS E DOUTORADOS PROFISSIONAIS
. Revista de Políticas Públicas, v. 28, n. 1, p. 202–221, 11 Jul 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/23969. Acesso em: 22 jul 2024.