PERSPECTIVA DECOLONIAL PARA PROMOÇÃO DA ALTERIDADE E DIFERENÇA NO CURRÍCULO DOS MESTRADOS E DOUTORADOS PROFISSIONAIS

Autores

  • Walter Rodrigues Marques Universidade de São Paulo
  • Maria José Albuquerque Santos Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v28n1.2024.11

Palavras-chave:

Pensamento decolonial, alteridade e diferença, curriculo, mestrados/doutorados profissionais

Resumo

O artigo apoia-se no pensamento decolonial para demonstrar a efetividade das práticas educativas promotoras de alteridade e diferença nos produtos dos mestrados (consolidados) e doutorados (em consolidação, o que limita a análise efetiva dos produtos) profissionais, problematizando os desafios inerentes à construção dos currículos críticos frente à diversidade sociocultural, econômica e histórica brasileira. Critica o currículo tradicional, que desconsidera a diversidade dos sujeitos educativos. A modalidade profissional opõe-se à educação bancária, ao observar e intervir na realidade, explicitando a necessidade de política pública. A abordagem é qualitativa, bibliográfica e documental. Analisa dois PPG Profissionais, um do Nordeste e outro do Sudeste, constatando que a temática negra é mais discutida que indígenas e LGBTQIAPN+. Conclui que urge a necessidade de pensar a inclusão dos invisibilizados nos currículos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walter Rodrigues Marques, Universidade de São Paulo

Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo; Mestre em Educação, bacharel em Ciências Sociais e licenciado em Educação Artística pela Universidade Federal do Maranhão; Licenciado em Física pela Universidade Estadual do Maranhão; psicólogo pela Faculdade Pitágoras; Professor de Arte na Secretaria de Estado da Educação do Maranhão. Pesquisa: indígenas e o contato; educação museal; arte/educação; arqueologia/antropologia; cerâmica; artes visuais.Bolsista FAPEMA

Maria José Albuquerque Santos, Universidade Federal do Maranhão

Pós-doutorado em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG/ Faculdade de Educação/FAE; Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão. Docente na Universidade Federal do Maranhão. Docente no Programa de Pós-Graduação em Gestão do Ensino da Educação Básica.

Downloads

Publicado

2024-07-29

Como Citar

MARQUES, Walter Rodrigues; SANTOS, Maria José Albuquerque.
PERSPECTIVA DECOLONIAL PARA PROMOÇÃO DA ALTERIDADE E DIFERENÇA NO CURRÍCULO DOS MESTRADOS E DOUTORADOS PROFISSIONAIS
. Revista de Políticas Públicas, v. 28, n. 1, p. 202–221, 29 Jul 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/23969. Acesso em: 14 nov 2024.