ESTADO, MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO DO CAMPO

da luta por direitos à disputa de hegemonia

Autores

  • Paulo Roberto de Sousa Silva Universidade Federal do Maranhão
  • Carla Andréia Lobo Castro Universidade Federal do Maranhão
  • Francisca do Nascimento Silva Universidade Federal do Maranhão
  • Rosalho da Costa Silva Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v26nEp414-432

Palavras-chave:

Políticas Públicas, movimentos sociais, educação do campo

Resumo

Fruto de pesquisas de mestrado e doutorado que compartilham a hipótese de que o acesso ao direito, a participação dos sujeitos do campo na formulação e implementação das políticas públicas e o vínculo da Educação do Campo aos interesses dos trabalhadores tem sido historicamente marcados pela negação e pela disputa em relação ao papel e à natureza do Estado, com conquistas na medida da correlação de forças em cada conjuntura, o texto inicia analisando a relação entre Estado e movimentos sociais no capitalismo contemporâneo brasileiro; situa as políticas públicas de Educação do Campo entre o direito e a luta de classes; e analisa três casos: as escolas do campo do município de Caucaia como expressão do Estado autocrático; o CEFFA Manoel Monteiro e sua relação com as políticas educacionais; e o protagonismo do MST nas escolas de ensino médio dos assentamentos de reforma agrária do Ceará.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

SILVA, Paulo Roberto de Sousa; CASTRO, Carla Andréia Lobo; SILVA, Francisca do Nascimento; SILVA, Rosalho da Costa.
ESTADO, MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO DO CAMPO: da luta por direitos à disputa de hegemonia
. Revista de Políticas Públicas, v. 26, n. Especial, p. 414–432, 30 Dez 2022 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/20294. Acesso em: 4 nov 2024.