PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO, PANDEMIA COVID 19 E A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO NA PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2865.v26nEp124-134Palavras-chave:
Precarização do Trabalho, Educação, Reforma TrabalhistaResumo
A crise econômica, social, política, sanitária por que passa o Brasil afeta a população trabalhadora de maneira desigual, dadas as grandes desigualdades sociais – de classe social, de raça, de gênero – que se verifica no pais. Essas desigualdades são cumulativas: essa cumulatividade das desigualdades sociais é hoje conceitualizada sob a noção de «interseccionalidade» ou «consubstancialidade» das relações sociais. Por interseccionalidade ou consubstancialidade entendemos a interdependência das relações sociais de classe, de gênero e de raça enquanto relações de poder imbricadas. As cuidadoras, por exemplo, cumulam muitas vezes o fato de serem mulheres, negras e pobres. O trabalho na crise é caracterizado por três dimensões: um aumento da precarização, da informalidade e da intensificação do trabalho.
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
REVISTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS
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